Glicose alta? Conheça 4 bebidas aliadas na redução do açúcar no sangue

A glicose é uma das mais importantes substâncias presente no organismo, mas quando em excesso, podem acontecer uma série de disfunções metabólicas

O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que a glicose é um dos tipos de carboidratos mais importantes na biologia? A substância é usada pelas células para produzir energia no organismo e manter o equilíbrio. Ela é responsável pelo desempenho das diversas funções que o corpo realiza ao longo do dia, como pensar e se movimentar. Mas quando o nível de glicose no sangue é excessivo, podem acontecer uma série de disfunções metabólicas e complicações como diabetes, problemas renais e doenças cardíacas.

Quando recebemos aquele diagnóstico de glicose alta é um susto, mas existem formas de reverter a situação. Algumas bebidas são aliadas na redução de glicose no sangue, além de impactar a função metabólica de maneira positiva. Conheça a seguir quatro bebidas que podem te ajudar nesse momento.

Água

Além de não conter calorias, a água também fornece algo importante para o controle da glicemia: a hidratação. Beber água pura está associado a um risco 6% menor de diabetes tipo 2, segundo uma revisão sistemática de 2021 em Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews.

Curiosamente, a água aumenta o volume sanguíneo, o que leva à liberação de um aminoácido que afeta a regulação do açúcar no sangue. A associação é ainda mais poderosa quando as pessoas deixam de beber bebidas açucaradas (como refrigerantes) e passam a tomar mais água pura. Isso diminui a ingestão de açúcar e calorias, ajudando as pessoas a manter um peso saudável, o que acaba beneficiando no controle do açúcar no sangue.

Café sem açúcar

Estudos mostram que beber café regularmente está associado a um menor risco de diabetes tipo 2. E qual a explicação? Os compostos vegetais, chamados fitoquímicos, no café podem apoiar a saúde das células do fígado e do pâncreas, o que protege contra o desenvolvimento de fígado gorduroso e preserva a função da insulina (um regulador chave do açúcar no sangue).

Chá Preto

O chá preto é uma bebida associada a um menor risco de diabetes e complicações do diabetes, de acordo com uma revisão de 2019 na revista Antioxidants. Os compostos do chá ajudam a melhorar a resistência à insulina e a diminuir o estresse oxidativo e a inflamação. Os pesquisadores ainda dizem que esses componentes do chá podem ser desenvolvidos em produtos que podem um dia ajudar a controlar o diabetes. A maioria das pesquisas é feita sobre chá preto e oolong e chá verde. Portanto, opte por essas variedades se quiser reduzir o açúcar no sangue.

Suco de Tomate

Um estudo publicado em 2020 no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition avaliou 25 mulheres saudáveis. Aquelas que beberam cerca de 200ml de suco de tomate 30 minutos antes de tomar um café da manhã rico em carboidratos tiveram um nível mais baixo de açúcar no sangue após a refeição. Isso ocorreu mesmo que o suco de tomate adicionasse calorias extras. A fibra do tomate pode ajudar a retardar a digestão, diminuindo assim o aumento do açúcar no sangue que ocorre após a ingestão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES