Gonorreia: sintomas, diagnóstico e como é feito o tratamento -  O que é gonorreia

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível que afeta homens e mulheres. Veja como evitar e quais os remédios são usados no tratamento -  O que é gonorreia

Slide 1 de 7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O que é gonorreia

Gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, popularmente chamada de gonococo. Ela também pode passar da mãe para o bebê durante o parto.

O problema, frequente em homens e mulheres, costuma afetar a uretra e o colo do útero — bem como o reto e a garganta quando se pratica sexo anal e oral, respectivamente. Dor e ardência são sinais comuns. Nas crianças recém-nascidas, atinge principalmente os olhos, com potencial de deflagrar a perda de visão. 

O período de incubação da Neisseria gonorrhoeae é de até uma semana. Ou seja, ela pode permanecer sete dias no organismo antes de disparar sintomas. Estima-se que entre 1% e 2% da população mundial carregue essa bactéria no corpo. Como não é uma doença de notificação compulsória no Brasil, desconhecemos sua incidência exata por aqui. 

Ainda existe um estigma que liga a gonorreia a um comportamento, digamos, devasso. Mas qualquer pessoa sexualmente ativa que não use camisinha está vulnerável a ela. Veja a seguir:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 7
SEÇÕES