Gosta de chocolate? saiba quais os riscos e benefícios para a sua saúde

Sabemos que o consumo exagerado da guloseima pode trazer problemas para a saúde, como o aumento de peso

Chocolate | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Claro que há quem prefira a versão chocolate ao leite, amargo, branco, dentre outras variações, mas a verdade é que esse doce é uma das iguarias mais apreciadas no mundo.

Quais os benefícios do chocolate?    

No entanto, sabemos que o consumo exagerado da guloseima pode trazer problemas para a saúde, como o aumento de peso. Mas você também está por dentro dos seus benefícios?

Abaixo, saiba quando o chocolate é um aliado para a dieta e quando esse doce pode impactar de forma negativa o seu corpo e mente. As informações são do Medical News Today.

O chocolate e a sua saúde -

 É importante lembrar que o consumo de chocolate tem sido associado a diabetes, doenças cardíacas e hipertensão, fora o aumento de peso.

Saiba quais os riscos e benefícios para a sua saúde 

Será um 'guilty pleasure' (aquele prazer que dá culpa)? -

Mas não se sinta culpado em desfrutar dessa iguaria! Há também benefícios surpreendentes para a saúde relacionados ao consumo de chocolate.

Níveis antioxidantes -

Diversos pesquisadores acreditam que as propriedades antioxidantes do chocolate poderão trazer uma série de vantagens para a saúde. 

Propriedades anti-envelhecimento 

- Esta descoberta levou a pesquisas sobre a forma como o chocolate poderá afetar o envelhecimento e outras condições, incluindo o estresse e a regulação da pressão arterial.

Teor de cacau - 

Quanto maior for a concentração de cacau, maiores os benefícios para a saúde. O chocolate amargo talvez tenha uma vantagem em relação ao chocolate ao leite, também por conter menos gordura e açúcar refinados.

Cérebro mais saudável -

Os resultados, publicados pelo Neurology, sugerem que ingerir diariamente duas xícaras de chocolate quente poderá ajudar a manter o cérebro saudável e diminuir a perda de memória em pessoas mais velhas.

Alívio dos efeitos da doença de Alzheimer -

Além disso, as pesquisas publicadas no NCBI indicam que um determinado extrato de cacau poderá diminuir ou prevenir os danos causados às vias nervosas, encontrados em pacientes com Alzheimer.

Chocolate e calorias

 - Quer perder ou manter o peso? Então, é melhor ter cuidado com a ingestão de chocolate. O alto teor de açúcar e gordura farão com que ganhe peso rapidamente.

Chocolate e o colesterol ruim 

- Quando consumido regularmente, como parte de uma dieta com baixo teor de gordura, as barras de chocolate que contêm esteróis de plantas e flavonoides de cacau podem ajudar na saúde cardiovascular, segundo apontaram estudos do NCBI.  

A ingestão de chocolate diminui o risco de AVC - 

Outro estudo, publicado pela AAN, concluiu que aqueles que consumiam chocolate regularmente tinham uma menor probabilidade de sofrer um AVC (Acidente Vascular cerebral), ao contrário de quem não comia.

Alto teor de açúcar 

 - O elevado teor de açúcar presente no chocolate não é um aliado da saúde bucal e poderá causar cáries dentárias.  

Melhoria do desempenho atlético -

O JISSN sugere que comer um pouco de chocolate amargo poderá reduzir o custo do gasto de oxigênio durante a prática moderada de exercício.

Chocolate e enxaqueca 

- Quem consome muito chocolate poderá sofrer com algumas enxaquecas devido à tiramina do cacau e à presença de fenilalanina.

Chocolate e grávidas  -

Comer cerca de 30 gramas de chocolate por dia durante a gravidez poderá trazer benefícios para o crescimento e o desenvolvimento do feto. Mas a futura mamãe não deve exagerar ao matar esse doce desejo.

Benefícios para a pele -

Enquanto o consumo de chocolate em excesso poderá causar acne e manchas na pele, esfregar esta iguaria pelo corpo poderá trazer alguns resultados surpreendentes. O alto teor de cafeína presente no chocolate estimula a circulação e melhora o fluxo sanguíneo. Rico em antioxidantes, o chocolate também é benéfico para a revitalização da pele cansada.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES