Harvard aponta os 3 melhores exercícios para perder peso

Manter um peso adequado contribui para o bem-estar físico e mental, promovendo a qualidade de vida e reduzindo o risco de doenças

O excesso de peso e obesidade causam 168 mil mortes por ano no Brasil, aponta relatório do Ministério da Saúde. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A renomada Universidade de Harvard em um novo estudo apontou os três melhores treinos ou esportes que as pessoas podem podem incluir em seu cotidiano para perder peso, melhorar a forma física e aproveitar os benefícios proporcionados pela atividade física regular. 

O estudo pontua que manter um peso adequado é primordial para a saúde em geral, prevenindo condições como obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Mais de 5 milhões de pessoas morrem a cada ano por causa de doenças e efeitos nocivos associados ao peso inadequado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até 2035, mais da metade da população mundial − mais de 4 bilhões de pessoas − poderá ser obesa ou ter sobrepeso, de acordo com o Atlas da Federação Mundial da Obesidade de 2023. O excesso de peso e obesidade causam 168 mil mortes por ano no Brasil, aponta relatório do Ministério da Saúde. O hábito de manter o peso adequado contribui para o bem-estar físico e mental, promove a qualidade de vida e reduz o risco de diversas doenças, proporcionando uma vida mais saudável e ativa.

Melhores exercícios para perda de peso, segundo Harvard

  • 1) Caminhada

De acordo com os especialistas de Harvard, a caminhada é um exercício “simples, mas poderoso”. Além de auxiliar na manutenção da forma física e fortalecimento dos ossos, contribui para a melhora dos níveis de colesterol, controle da pressão arterial, melhora do humor e da memória, além de reduzir o risco de doenças como diabetes. A recomendação é começar com caminhadas de 10 a 15 minutos, aumentando gradualmente para 30 a 60 minutos, de 3 a 5 dias por semana.

  • 2) Natação

A natação é um esporte que trabalha todo o corpo e queima muitas calorias, além de ser amigável para as articulações. Pesquisas apontam que, além de contribuir para a tonificação do corpo, a natação pode melhorar nosso estado de espírito e humor.

  • 3) Treino de força

Levantar pesos não é apenas para obter músculos grandes. Com pesos leves, é possível melhorar a força dos músculos, que diminui com o tempo quando não são trabalhados. Além disso, quanto mais músculos desenvolvemos, mais calorias podemos queimar, facilitando a manutenção de um peso ideal. O treinamento pode ser feito em casa, de forma progressiva, ou seja, adicionando peso para criar resistência.

A Universidade de Harvard recomenda esses exercícios como os melhores para perda de peso e melhoria da saúde, com foco em diferentes aspectos e benefícios. Portanto, incluí-los na rotina pode trazer mudanças significativas na qualidade de vida e bem-estar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES