Hematoma subdural: Entenda condição que vitimou Akira, de Dragon Ball

A morte de Toriyama foi anunciada pelo site oficial de Dragon Ball na última sexta-feira (8)

Akira Toriyama faleceu em 1º de março, devido a um hematoma subdural agudo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O japonês Akira Toriyama, criador dos populares quadrinhos e desenhos animados "Dragon Ball", morreu aos 68 anos no início deste mês. O escritor ganhou o mundo com o mangá que tornou o personagem Goku um ícone da cultura pop mundial. A morte de Toriyama foi anunciada pelo site oficial de Dragon Ball em um comunicado compartilhado pela Bird Studio e Capsule Corporation Tokyo na última sexta-feira (8).

“Estamos profundamente tristes em informar que o criador de mangá Akira Toriyama faleceu em 1º de março, devido a um hematoma subdural agudo”, postou a produtora da franquia “Dragon Ball”, em sua conta oficial na rede social X.

Afinal, o que é hematoma subdural?

Um hematoma subdural é uma condição médica caracterizada pelo acúmulo de sangue entre a membrana que reveste o cérebro (a dura-máter) e a superfície do cérebro. Esse sangramento ocorre devido a lesões ou traumas na cabeça que causam o rompimento de pequenos vasos sanguíneos localizados entre o cérebro e a dura-máter.

Essa condição pode variar em gravidade, desde pequenos sangramentos que se resolvem espontaneamente até casos mais graves que requerem intervenção médica imediata. Os principais sintomas de um hematoma subdura são:

  • dor de cabeça
  • confusão
  • sonolência
  • vômitos
  • fraqueza ou paralisia em um lado do corpo
  • convulsões
  • perda de consciência

Como é o tratamento?

O tratamento para um hematoma subdural depende da gravidade do sangramento e dos sintomas apresentados pelo paciente. Em casos leves, pode não ser necessário nenhum tratamento específico além de monitoramento cuidadoso.

Em situações mais graves, pode ser necessário realizar procedimentos cirúrgicos para drenar o sangue acumulado e aliviar a pressão sobre o cérebro. É importante procurar atendimento médico imediatamente se houver suspeita de hematoma subdural, especialmente após um trauma na cabeça, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para prevenir complicações graves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES