Herpes Zoster: conheça as causas, os sintomas e tratamento contra o vírus

Imprevisível e mais comum do que se imagina, principalmente após os 50 anos, essa doença pode provocar fortes dores

Herpes Zoster | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pessoa que já teve herpes zoster jamis esquece. Essa doença, que também é conhecida como “cobreiro”, chega a causar uma dor bastante intensa e que afeta a rotina do paciente. “As sensações de agulhadas, queimação, pontadas e dormência podem impactar o cotidiano com a família, o trabalho e, também, a convivência social”, explicou Jessé Reis Alves, infectologista e gerente médico de vacinas da GSK.

O que é herpes zoster?

Popularmente conhecida com "cobreiro", a herpes zoster é uma inflamação viral que surge nos nervos da pele e se manifesta através de lesões avermelhadas, doloridas e com bolhas. Ela é causada pelo vírus "varicela-zoster", essa herpes na pele pode ocorrer complicações e é muito importante buscar atendimento médico para identificar os sintomas da doença. Durante entrevista, o médico infectologista Clóvis Arns da Cunha disse que ela se difere da herpes simples. Mesmo sendo do mesmo gênero, a herpes simples costuma ter vesículas no lábio, genitais e até braços, e “tem muita recidiva, que pode aparecer em quadros de stress”, disse o infectologista.

A medicação para a doneça é antiviral e não existe vacina contra ela. Porém, a zoster costumamente “surge em um lado do corpo só, na região do olho e na testa ou no peito e costas”, segundo o profissional. E de acordo com o Ministério da Saúde, a região torácica costuma ser a mais comprometida, representando 53% dos casos.

O que causa a herpes corporal?

Segundo o infectologista Clóvis Arns, a herpes pode se manifestar como uma reativação do vírus varicela-zoster em momentos de imunidade baixa. E ainda de acordo com o especialista, a pessoa que teve contato com o vírus da catapora, evoluído para a doença ou ficado assintomático, continua com ele latente no corpo. Desse jeito, “a partir dos 50 anos, quando diminui a capacidade de defesa do corpo, essa parcela da população tem risco maior de ter zoster.”

Além da idade, outros fatores podem reduzir a capacidade de defesa do sistema imunológico, como:

estresse;

imunossupressão;

infecções virais, como a Covid-19;

doenças crônicas, como diabetes e câncer;

uso de medicamentos específicos, como corticoides e quimioterápicos.

Na epóca da pandemia, os casos de herpes aumentaram em 35%. A dermatologista Adriana Vilarinho classificou esse cenário ao estresse. Segundo ela, o estresse “abaixa a imunidade, fragilizando a exposição a doenças tanto virais quanto infecciosas”. Adriana também explicou que as alterações inflamatórias causadas pela Covid podem gerar esse mesmo efeito.

Quais são os sintomas do herpes zoster?

Os primeiros sinais da herpes zoster são de pele dolorida e em algumas pessoas, a dor é intensa. Podendo criar uma sensação de queimação, ainda na pele pode surgir um formigamento, chegando a ficar sensível ao toque, a pele fica vermelha e “há dezenas, às vezes centenas, de bolhas de água.”

“Essa fase apresenta dor”, disse um profissional, a principal complicação vem três meses depois, na fase chamada de neurite, ou seja, uma inflamação dos nervos. “O paciente muitas vezes continua com dor por meses”, disse, ao reforçar que idosos têm maior chance dessa dor intensa. Os sinais do cobreiro podem ocorrer em outros locais do corpo, como rosto e couro cabeludo, mas a apresentação mais comum é no tronco e apenas em um lado do corpo.

"Uma erupção vermelha começará a se desenvolver no local da dor dentro de alguns dias. A lesão geralmente começa como uma pequena mancha dolorosa, que depois se espalha como “uma faixa de bolhas que envolve o lado esquerdo ou direito do torso”,disse o médico Mayo.

Já em casos raros, essa erupção chega a se espalhar, ficando semelhante aos sintomas de catapora, principalmente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Além da dor, algumas pessoas podem apresentar outros sintomas, como:

sensibilidade à luz;

dor de estômago;

dor de cabeça;

calafrios;

fadiga;

febre.

Procure um médico caso você tenha mais de 50 anos de idade e se tiver um sistema imunológico enfraquecido, a erupção cutânea for generalizada e dolorosa ou caso a dor e a lesão na pele ocorrerem perto de um olho. “Se não for tratada, esta infecção pode levar a danos oculares permanentes”, de acordo com a Mayo.

Herpes zoster é contagiosa?

O vírus varicela-zoster é bastante contagioso quando está na fase das bolhas, espalhando-se pelo contato direto com o fluido dessas bolhas e por meio de partículas virais no ar. No entanto, você não pode pegar herpes zoster de alguém contaminado com o vírus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES