Homem desenvolve trombose peniana após treino para maratona; entenda

O corredor amador procurou um hospital e foi diagnosticado com um coágulo que se formou no pênis após treino para uma maratona

Eslovaco de 44 anos teve uma trombose parcial no pênis após treino para maratona | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se preparar para uma maratona de corrida nem sempre é fácil e em sua grande maioria traz complicações, como dores no pés. Mas um eslovaco de 44 anos não passou apenas por esses problemas já esperados. Na verdade, o homem sofreu com um sintoma completamente inesperado: uma série de ereções que durou dias

O corredor amador procurou um hospital e foi diagnosticado com um coágulo que se formou no pênis depois dos treinos de corrida. Por conta da retenção de sangue, o paciente, que não teve sua identidade revelada, passou dois dias com as ereções dolorosas, segundo relato de caso publicado nesta quarta-feira (15) na revista científica Urology Reports.

Trombose peniana

O homem notou um caroço em seu pênis, após o treino prolongado de corrida. Na mesma noite, ele começou a ter ereções dolorosas e frequentes, mas só procurou um hospital dois dias depois. Os exames revelaram a formação de uma trombose parcial nos corpos cavernosos de seu pênis (espécie de esponja que recebe o sangue para deixar o órgão ereto). 

Com isso, o sangue ficou retido na região, causando as ereções e a dor. Segundo os médicos do Hospital de Bory responsáveis pelo caso, apenas 56 casos deste tipo de trombose já foram descritos na literatura médica. Atividades esportivas, prática sexual intensa e abuso de drogas são as causas mais frequentes dos acidentes trombóticos por aumentarem o fluxo sanguíneo no pênis.

Exames de imagem revelam a zona do pênis atingida pela trombose, marcada com um T, e a ereção em tom mais claro

Como parte do tratamento, os médicos prescreveram anticoagulantes e analgésicos diários e, uma semana depois, a dor diminuiu e a ereção se normalizou — porém, o coágulo de 18 milímetros seguia presente. O paciente continuou sendo acompanhado periodicamente por três anos, uma vez que o trombo pode acabar se movendo pelo corpo e parar em órgãos como o coração e o pulmão. 

Pelo fato do trombo se mover, pode ser fatal. Após três anos, o homem seguia com o coágulo, mas ele foi coberto com fibroses que o tornaram fixo, como um caroço rígido. Apesar do cisto, o pênis do homem funciona normalmente.

O que causa uma trombose peniana?

A etiologia desta condição não é de todo clara, sendo várias as hipóteses postuladas: atividade sexual intensa ou traumatismos repetidos na zona peniana, abstinência sexual prolongada e estados pró‐trombóticos.

Sintomas

A Doença de Mondor também é conhecida como tromboflebite superficial do pênis. Os sintomas são inchaço, rigidez arterial, vermelhidão e dor no pênis. Os vasos no pênis ficam com aspecto trombosado e desenvolve-se um processo inflamatório.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES