Infarto em jovens: saiba por que costuma ser fatal e como evitar

A incidência de Infarto entre brasileiros é bastante alta, sendo a principal causa de mortes no país

Casos de infarto podem ser fatais caso não se busque atendimento médico com urgência | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A incidência de Infarto Agudo do Miocárdio entre brasileiros é bastante alta, sendo a principal causa de mortes no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil aconteçam de 300 a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. Entre os jovens, o número de casos tem crescido, principalmente entre mulheres. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Brasil teve aumento de cerca de 62% nas mortes de mulheres de 15 a 49 anos por infarto de 1990 para 2019.

O médico cardiologista Paulo Márcio afirma que alguns fatores contribuem para que o infarto entre jovens tenha um percentual maior de letalidade. “O infarte em pessoas jovens é fatal porque, diferente de pessoas mais velhas, não existe no coração dos jovens a circulação colateral, que são pequenos vasos que fazem atalho quando o vaso principal entope. Diante dessa falta, o infarto às vezes é acompanhado de uma arritmia cardíaca e alguns pacientes perdem a vida”, disse. 

Fatores de risco

O cardiologista explica ainda que os fatores de risco de infarto em pessoas jovens não difere daqueles que contribuem para o problema em pessoas mais velhas. Eles incluem tabagismo, uso de drogas, pressão alta, diabetes, colesterol alto, sedentarismo e a história familiar positiva para doença cardíaca, além das doenças congênitas.

“Temos as doenças congênitas, é isso mesmo, como se fosse um ‘defeito de fábrica’, em que a composição do sangue do pai e da mãe dá uma alteração na formação embriológica do coração do jovem e ali uma veia às vezes nasce em uma posição inadequada e ela é mais predisposta a entupir e a determinar o infarto”, pontuou. 

Procure um médico imediatamente

O infarto é uma emergência que exige cuidados médicos imediatos. Identificar os sintomas pode ser decisivo para salvar a vida de uma pessoa. Paulo Márcio afirma que há formas de tratar o problema em jovens que apresentam os sintomas de infarto. O indicado é procurar com rapidez um atendimento médico. 

“O jovem que tem dor no peito, falta de ar, que desmaia deve procurar a assistência médica com brevidade, não achar que pelo fato de ser jovem está protegido e que quem tem menos de 40 anos não tem doença do coração, pelo contrário. Se você tem sintomas como esses, procure um médico, procure um cardiologista que tem muita coisa boa para fazer você viver mais e viver melhor”, finalizou.

Prevenção

As formas de prevenção do infarto são a adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e adequada e a prática regular de atividade física. Além disso, é preciso evitar os fatores de risco, como o uso de bebidas alcoólicas, cigarro, além de tratar condições como diabetes, hipertensão e colesterol alto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES