Jejum intermitente emagrece mesmo? Saiba se o método é confiável

O médico Victor Lamônica esclarece as dúvidas mais comuns sobre o jejum intermitente

Médico explica o que é o jejum intermitente | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Perdeu o foco e deixou de lado a reeducação alimentar e a dieta, mas quer voltar para o “projeto verão 2023”? A primeira dica é procurar um profissional especializado para acompanhar esse processo. E se sua escolha for pelo jejum intermitente, também é preciso tomar os cuidados necessários e esclarecer as dúvidas sobre o método. 

O médico especialista em saúde e performance, Victor Lamônica, concedeu entrevista ao site Sport Life Brasil sobre o assunto e esclareceu algumas das dúvidas mais comuns.“Toda a ideia do jejum intermitente é permitir que os níveis de insulina caiam o suficiente e por tempo suficiente para que queimemos nossa gordura”, comenta.

O profissional explicou que todos os alimentos que comemos é decomposto por enzimas em nosso intestino e, consequentemente, tornam-se moléculas em nossa corrente sanguínea. Ele destaca ainda que os carboidratos, principalmente açúcares e grãos refinados como farinhas brancas e arroz, são rapidamente decompostos em açúcar, que nossas células utilizam como energia.

Portanto, se as nossas células não usarem tudo, nós armazenamos em nossas células adiposas como gordura. A diferença é que o açúcar só pode entrar em nossas células com insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. A insulina transporta o açúcar para as células de gordura e o mantém por lá.

Para o médico, se feito de forma correta, o jejum intermitente pode ser um aliado para o alce dos seus objetivos. “Existem algumas boas evidências científicas sugerindo que esse tipo de jejum, quando combinado com uma dieta e estilo de vida saudável, pode ser uma abordagem particularmente eficaz para a perda de peso e especialmente para pessoas com risco de diabetes. É importante consultar com o seu médico para realizar essa técnica com acompanhamento e segurança”, encerra Victor Lamônica.

Como fazer jejum intermitente corretamente:

I) Evite açúcares e grãos refinados. Mas, em vez disso, coma frutas, vegetais, feijões, lentilhas, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

II) Deixe seu corpo queimar gordura entre as refeições. Ou seja, faça menos lanches. Seja ativo durante todo o dia. Construa o tônus muscular.

III) Considere uma forma simples de jejum intermitente. Limite as horas do dia em que você come para obter o melhor efeito. Faça-o no início do dia (entre 7h e 15h, ou mesmo das 10h às 18h, mas definitivamente não à noite antes de dormir).

IV) Evite um lanche ou comer à noite com muita frequência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES