Jovem de 19 anos teve esses sintomas antes de ser diagnosticado com Alzheimer

A doença de Alzheimer tem se tornado cada vez mais frequente em pessoas jovens, principalmente após a pandemia de Covid-19

A causa da doença nesse jovem ainda é um mistério | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A doença de Alzheimer era conhecida por afetar majoritariamente idosos, geralmente, acima dos 60 anos, mas isso está mudando, principalmente após a pandemia de Covid-19 que assolou o mundo. No início do ano, uma clínica de memória na China diagnosticou um jovem de 19 anos com a provável doença degenerativa.

Esse foi o paciente mais jovem conhecido com o diagnóstico. Neurologistas do Hospital Xuanwu da Capital Medical University, em Pequim, dizem que o cérebro do paciente mostrou sinais precoces da doença neurodegenerativa, incluindo atrofia do hipocampo e encolhimento.

Os responsáveis pelo caso acreditam que o jovem tenha experimentado sinais de alerta de demência por dois anos antes de seu diagnóstico. A causa da doença nesse jovem ainda é um mistério. Comumente, diagnósticos de Alzheimer antes dos 65 anos representam cerca de 5% a 10% de todos os casos, de acordo com a última atualização do Índice de Saúde Blue Cross Blue Shield (BCBS).

No entanto, o mesmo relatório destaca um aumento de 200% no diagnóstico de Alzheimer entre 2013 e 2017 em pessoas com idades entre 30 e 64 anos. No Brasil, houve 211.658 óbitos por doença de Alzheimer entre 2000 e 2019, dos quais 64% eram do sexo feminino. Setenta e três por cento dos óbitos tinham 80 anos ou mais de idade, 23% pertenciam à faixa etária de 70-79 e 4% à de 60-69.

Quais foram os sintomas sentidos pelo jovem?

O jovem de 19 anos, começou a sofrer perda gradual de memória e dificuldade de concentração aos 17 anos. Ele também apresentava reações retardadas e dificuldades de leitura, segundo os autores. Suas pontuações no Teste de Aprendizagem Auditiva Verbal da Organização Mundial da Saúde-Universidade da Califórnia em Los Angeles (OMS-UCLA AVLT) também confirmaram o grave comprometimento da memória.

O caso foi apresentado no Journal for Alzheimer’s Disease. Além disso, chama atenção também o fato do rapaz não ter histórico familiar de demência ou uma mutação genética que geralmente é encontrada em pacientes muito jovens com Alzheimer. Embora nenhuma causa tenha sido identificada, a pesquisa indica que o início precoce da doença provavelmente resulta de múltiplos fatores, incluindo genética, estilo de vida e ambiente.

Não há cura conhecida para qualquer forma de Alzheimer, embora o diagnóstico imediato e a intervenção precoce tenham demonstrado retardar sua progressão. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles.

Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, afetando a memória e o raciocínio. Os principais sinais de alerta para essa doença degenerativa são:

  • Perda de memória que atrapalha a vida diária
  • Desafios no planejamento ou resolução de problemas
  • Dificuldade para cozinhar, dirigir, usar o celular ou fazer compras
  • Dificuldade com equilíbrio ou julgar distância, tropeçar em coisas em casa ou derramar coisas com mais frequência
  • Dificuldade para lembrar palavras


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES