Jovem é diagnosticado com vírus desconhecido que causa inchaço na cabeça

Rapaz de 20 anos foi diagnosticado com vírus desconhecido que causa sintomas semelhantes à dengue e à malária

A equipe identificou o novo vírus como um primo dos Echarate, da família flebovírus, que circula no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um jovem de 20 anos foi infectado por um vírus desconhecido na região Chanchamayo, nas florestas andinas do Peru, que ficam a cerca de 20km de Lima. O jovem, que não foi identificado, teve de ser hospitalizado devido aos sintomas que apresentava: febre, fotofobia, calafrios, dor corporal generalizada, inchaço e dor na cabeça, e meningite.

Os sintomas eram semelhantes à dengue e à malária, doenças comuns na região, com isso ele foi ao hospital apenas dois dias depois de começar a se sentir mal. O caso ocorreu em junho de 2019, mas somente em outubro ganhou notoriedade ao ser revelado por meio de um relatório publicado na revista Emerging Infectious Diseases.

Ainda não se sabe como o rapaz, que é trabalhador da construção civil, foi infectado pelo vírus desconhecido, mas apresentou melhora uma semana depois. A história ganhou repercussão internacional nesta semana, após ser tema de postagens virais na rede social de Elon Musk, X, antigo Twitter.

Vírus circula no Brasil

Os responsáveis pelo caso do jovem de 20 anos ficaram intrigados com os resultados dos exames, que identificaram que a causa da doença foi uma variante até então desconhecida dos flebovírus. A equipe identificou o novo vírus como um primo dos Echarate, da família flebovírus, que circula no Brasil

Geralmente, eles são transmitidos por picadas de mosquitos e carrapatos. Os infectologistas disseram que suas descobertas sugerem que os vírus estão ganhando variantes nas selvas do centro do Peru. O relatório publicado na revista recomenda “biovigilância contínua” para monitorar seu espalhamento.

A pesquisa, porém, não endossa riscos de pandemia, já que formas anteriores do vírus Echarate são conhecidas na região. Uma das doenças mais conhecidas que os flebovírus podem causar é a febre do Vale do Rift, que ataca animais e humanos. Na sua forma hemorrágica, esta febre causa sangramentos internos e pode até matar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES