Juliette diz que vai congelar óvulos: veja quando o procedimento é indicado

O congelamento de óvulos é algo que vem se tornando cada vez mais popular.

Juliette revela que pretende congelar óvulos para ter filhos no futuro | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campeã do "BBB 21", Juliette Freire, de 33 anos, disse que planeja recorrer ao congelamento de óvulos para preservar a fertilidade e poder ter filhos no futuro. Essa é uma decisão acertada, segundo profissionais da área, afinal a fertilidade feminina é limitada. "Até os 35 anos, vou congelar meus óvulos e, até os 40, gerar", afirmou em entrevista ao O Globo.

Muitas mulheres se arrependem de não ter congelado óvulos previamente, afinal, elas já nascem com a quantidade de óvulos que terá durante toda a vida. Esse é o caso da influenciadora Graciele Lacerda, noiva de  Zezé Di Camargo. Ela está em tratamento para engravidar a revelou recentemente em suas redes sociais que se arrepende de não ter congelado óvulos antes.

O congelamento de óvulos é algo que vem se tornando cada vez mais popular. "A criopreservação é uma técnica de congelamento que pode ser feita em óvulos, tecido ovariano, espermatozoides e embriões. Na temperatura de -196 °C, essas estruturas mantêm seu metabolismo completamente inativado, mas preservando sua viabilidade. Muitos casais precisam preservar os gametas por se depararem com a impossibilidade imediata de maternidade ou paternidade, seja por escolha ou por circunstâncias adversas", explica Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana, em entrevista ao Terra.

Quem pode realizar o congelamento de óvulos?

Qualquer mulher acima dos 18 anos pode congelar seus óvulos. No entanto, existem algumas situações em que o procedimento é especialmente indicado, como àquelas que estão se aproximando dos 35 anos de idade, quando há uma importante diminuição da fertilidade feminina, reduzindo de forma significativa as chances de gestações bem-sucedidas.

"Como a mulher já nasce com todos os óvulos que terá ao longo da vida, ocorre, com o passar dos anos, uma queda na quantidade e qualidade dessas células, o que dificulta a fecundação. E mesmo se a mulher engravidar, as chances de complicações, como erros genéticos e abortos espontâneos, é maior", explica o Dr. Fernando Prado, especialista em Reprodução Humana, Membro da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM).

Outro caso em que é aconselhável congelar seus óvulos é quando há histórico familiar de menopausa precoce. "A menopausa precoce pode ter uma série de causas, que incluem desde maus hábitos, como tabagismo, até doenças infecciosas e autoimunes. Mas possui um forte fator genético. Por isso, mulheres com familiares que apresentaram sintomas da menopausa precocemente devem procurar um especialista para realizar uma avaliação da reserva ovariana e, caso necessário, congelar os óvulos, assim garantindo a possibilidade de conceber um filho no futuro ainda que entre na menopausa antes da idade convencional", afirma Fernando Prado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES