Lembra dela? 10 motivos para você colocar ora-pro-nóbis na dieta

Apesar do nome complicado, a ora-pro-nóbis é uma das plantas mais nutritivas que existe

A porção de 10 folhas desta planta fornece 5,7% das proteínas que um adulto precisa por dia | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que a ora-pro-nóbis é uma das plantas mais nutritivas que existe? Apenas para ilustrar, um estudo de 2009 mostrou que uma porção de 10 folhas de ora pro nóbis (15 gramas) fornecem: 15,2 % das suas necessidades diárias de ferro; 23,3 % das suas necessidades de cobre; 23,5 % das necessidades de fibras; 51,3 % das necessidades de cálcio; 57,2 % das necessidades de zinco; 110 % das necessidades de magnésio e 302 % das necessidades de manganês.

A porção de 10 folhas fornece 5,7% das proteínas que um adulto precisa por dia. Além disso, a folha também é fonte de provitamina A, vitamina C e vitamina B9. Só isso já seria motivo suficiente para incluir essa planta na dieta. “Atualmente, as Pancs estão sendo super bem vistas e estudadas. Então, outras versões da OPN estão sendo descobertas e há subtipos da planta que necessitam de um cuidado maior antes de ir para o prato”, afirma a nutricionista Nara Oliveira, da clínica Tivolly, em Brasília.

Outros 10 benefícios do consumo da ora-pro-nóbis:

  • Fortalecimento do sistema imunológico

As vitaminas C e B3 (também conhecida como niacina) têm um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico. Elas protegem as células de defesa do corpo contra os danos causados pelos radicais livres e ajudam a proteger o organismo contra doenças e infecções.

  • Melhora a saúde óssea

Por ser uma fonte de cálcio, o consumo da ora-pro-nóbis contribui para a saúde dos ossos e dentes.

  • Prevenção da diabetes

A grande concentração de fibras nas folhas da ora-pro-nóbis ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, ajudando na prevenção da resistência à insulina.

  • Diminuição do colesterol

As fibras também ajudam a reduzir a absorção de gordura, diminuindo consequentemente os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

  • Melhor funcionamento do intestino

As fibras presentes nas folhas da ora-pro-nóbis ainda contribuem com o funcionamento do intestino, com a melhor digestão e prevenção da constipação e prisão de ventre.

  • Auxilia na perda de peso

O consumo dessas fibras, seja na salada ou em sucos, aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer por períodos mais longos. Como resultado, é possível ingerir menos calorias ao longo do dia e emagrecer.

  • Prevenção de anemia

A planta tem uma grande concentração de ferro, um mineral importante para a formação de glóbulos vermelhos e que previne a anemia.

  • Evita o envelhecimento precoce

A presença de antioxidantes como a vitamina A e o betacaroteno reduz os danos causados pelos radicais livres às células da pele, prevenindo o envelhecimento precoce.

  • Acelera o metabolismo

A vitamina B3 tem um papel muito importante na transformação dos carboidratos, proteínas e gorduras em energia.

  • Saúde dos olhos

A vitamina A é um nutriente importante para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenção do envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares, e saúde da visão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES