LEUCEMIA: Os sintomas da doença que acomete filha de Roberto Justus

Filha do apresentador Roberto Justus está enfrentando um quadro de leucemia mieloide aguda (LMA)

A leucemia tem estimativa de mais de 11 mil casos no Brasil entre 2023 e 2025, segundo informações da publicação Estimativa 2023 do INCA | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A filha do empresário e apresentador Roberto Justus, Fabiana Justus, revelou em suas redes sociais nesta última quinta-feira (25) que foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda (LMA). Na publicação, a influenciadora conta que sintomas apareceram de forma súbita, o que é uma característica da condição. “O nome assusta, tudo assusta”, diz em vídeo.

Fabiana Justus foi internada com dores nas costas e febre — a rapidez com que os sintomas da leucemia surgem impactam na condução do tratamento. Sendo o câncer mais frequente entre o público infanto-juvenil, segundo especialistas, a leucemia tem estimativa de mais de 11 mil casos no Brasil entre 2023 e 2025, segundo informações da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

“Já internei, fiz o exame para entender o que era, coloquei o cateter e comecei a quimioterapia. Sei que não vai ser fácil, mas estou muito positiva e confiante, minha família também, meus amigos e, principalmente, meus médicos. Me deram muita confiança, falaram que são altas as chances de cura”, afirma.

A condição que atinge a filha de Roberto Justus é dividida em dois subtipos: aguda e crônica. A primeira ocorre rapidamente, com sintomas fortes, enquanto a segunda manifesta poucos sinais e, em geral, só é descoberta em estágios avançados. Ambas, porém, fragilizam o sistema imunológico.

O tipo de leucemia que atinge influenciadora é a LMA, que começa na medula óssea e pode se espalhar para outras partes do corpo. A medula óssea é responsável por produzir células do sangue, como plaquetas, leucócitos e hemácias, além de células-tronco. Na LMA, as unidades sofrem mutações genéticas e não conseguem amadurecer, além de passarem a se multiplicar descontroladamente.

Chances de cura

Quando diagnosticado em estágio inicial, as chances de cura são maiores porque a doença ainda não se espalhou. Uma vez que as células cancerígenas se acumulam na medula óssea, elas são liberadas na corrente sanguínea e se proliferam muito rapidamente. Por isso, a leucemia pode atingir outros órgãos, como fígado, baço ou sistema nervoso central. O diagnóstico pode ser feito após a realização de exames de sangue, punção lombar e biópsia da medula óssea.

Sintomas

  • Anemia, que é a quantidade de glóbulos vermelhos inferior ao normal;
  • Sensação de fraqueza e mal-estar geral;
  • Palidez e dor de cabeça, que são causados pela anemia;
  • Hemorragias frequentes caracterizadas pelo sangramento nasal fácil e aumento da menstruação;
  • Ocorrência de grandes hematomas mesmo em pequenas pancadas;
  • Perda do apetite e emagrecimento sem causa aparente;
  • Ínguas inchadas e doloridas, principalmente no pescoço e virilha;
  • Infecções frequentes;
  • Dor nos ossos e articulações;
  • Febre;
  • Falta de ar e tosse;
  • Suor noturno exagerado, que chega a molhar a roupa;
  • Desconforto abdominal causado pelo inchaço do fígado e do baço.

Tratamento

Como na maioria dos quadros de tumor, o tratamento para leucemia mieloide aguda começa, na maioria das vezes, com quimioterapia. O procedimento mata as células cancerígenas, mas também acaba atingindo as saudáveis — nesse período, o paciente fica com poucas células de defesa e, por isso, sente fadiga, cansaço e anemia, além de ficar vulnerável a infecções. Em alguns casos, o indivíduo também recebe terapia-alvo nesta parte do tratamento.

Na segunda fase da terapia, a de consolidação, células saudáveis começam a ser produzidas e o paciente percebe melhora dos sintomas. Em muitos casos, é feito um transplante de células tronco (do próprio paciente ou de um familiar compatível) para estimular a reposição das células.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES