Limites de consumo de café: quanta quantidade é demais por dia?

Estudos sugerem que os consumidores vivem mais e têm menores riscos de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer

Limites de consumo de café: quanta quantidade é demais por dia? | Imagem: Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O café é uma parte integrante de muitas rotinas diárias, oferecendo não apenas um impulso de energia, mas também benefícios à saúde, como uma potencial redução do risco de várias doenças. Especialistas, como Rob van Dam da Universidade George Washington, afirmam que, em geral, o café é mais benéfico do que prejudicial. No entanto, surge a questão de se é possível consumir café em excesso e como determinar esse limite. 

RISCOS DO EXCESSO DE CAFÉ

O café contém uma variedade de compostos químicos que podem afetar a saúde, mas a cafeína é a principal preocupação em relação aos seus efeitos. O consumo excessivo de cafeína pode levar a sintomas como batimentos cardíacos acelerados, nervosismo e problemas para dormir. No entanto, é raro experimentar efeitos secundários perigosos apenas com o consumo de café, a menos que seja em formas concentradas ou em grandes quantidades. 

A dose letal seria extremamente alta e normalmente resultaria de fontes concentradas de cafeína. O consumo habitual de café geralmente não aumenta a pressão arterial ou o risco de ritmo cardíaco anormal a longo prazo, mas pessoas com tendência a ritmos cardíacos anormais devem ser cautelosas. Consumir muita cafeína durante a gravidez é desaconselhado devido ao aumento do risco de aborto espontâneo.

LIMITE DE CAFÉ POR DIA

A FDA estabelece que a maioria dos adultos pode ingerir até 400 mg de cafeína por dia, enquanto para mulheres grávidas o limite é de 200 mg. Alerta-se sobre a variação na quantidade de cafeína em diferentes fontes, como café, chá e chocolates amargos. Recomenda-se de duas a quatro xícaras de café por dia como ideal para a saúde. 

A tolerância individual à cafeína varia, influenciada pela genética e hábitos como fumar. O metabolismo da cafeína pode levar de 2 a 10 horas, sendo mais lento em fumantes e mulheres grávidas. Conclui-se enfatizando a importância de estar atento aos sinais do corpo para ajustar o consumo de cafeína e evitar efeitos colaterais.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES