Maioria dos infectados pela Covid-19 retoma o olfato em até 1 ano

Pesquisa conduzida por cientistas da França e do Canadá acompanhou durante 12 meses 97 pessoas que perderam o sentido depois de serem infectadas pelo coronavírus

Olfato | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das principais consequências da infecção pela Covid-19 é a perda de olfato. Muitos acometidos pelo vírus Sars-CoV-2 convivem com o problema meses após se curarem da doença. Mas a ciência ainda busca entender como acontece essa manifestação e as chances de recuperar o sentido. É o que investigaram cientistas da França e do Canadá, em um estudo publicado no último dia 24 de junho no periódico científico Jama Infectious Diseases.

Em abril de 2020, eles selecionaram pessoas que haviam testado positivo para o novo coronavírus em exame RT-PCR e que estavam sem olfato há, no mínimo, sete dias. A cada quatro meses durante um ano, os voluntários responderam a questionários e fizeram testes para avaliar sua função olfativa. No total, participaram da pesquisa 97 pessoas, sendo que 51 passaram tanto por análises subjetivas quanto objetivas da recuperação do olfato e 46 fizeram apenas as etapas subjetivas, reportando suas percepções sobre o próprio sentido.

Perda do olfato é uma das principais consequências da Covid-19 (Foto: reprodução)

Na primeira análise quatro meses após o início do estudo, 23 dos 51 (45,1%) participantes que fizeram testes junto aos cientistas já haviam recuperado totalmente a capacidade de sentir odores. Em 27 deles (52,9%), o sentido havia retornado parcialmente, e apenas um (2%) ainda não conseguia detectar cheiro algum.

Passados oito meses do começo da investigação, 49 desses 51 voluntários (96,1%) já poderiam cheirar novamente. Um ano após terem Covid-19, dois pacientes ainda permaneceram hipósmicos (apenas com parte da função olfativa), com anormalidades persistentes.

Entre os voluntários que fizeram o próprio acompanhamento, 13 de 46 (28,2%) já conseguiam cheirar em níveis suficientes após quatro meses do início do experimento. Os outros 33 só recuperaram o sentido no final do período de 12 meses.

Segundo os autores, as discrepâncias entre os dois grupos podem ser explicadas por distúrbios qualitativos que afetam a autoavaliação (por exemplo, a parosmia, que é a falta de sensibilidade acurada do olfato) e/ou a capacidade limitada dos testes olfatórios de avaliar um retorno completo à função. Outro ponto limitante do estudo é que apenas metade dos voluntários realizou os testes objetivos para avaliar o olfato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES