Mais da metade das brasileiras descobre câncer de ovário já avançado

O levantamento também revela que 37,3% das mulheres atendidas não possuem registros sobre o estadiamento da doença no momento da detecção

Câncer de ovário | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Departamento de Informática do SUS (Datasus) e do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2014 e 2019, revelam que 68% das brasileiras com câncer de ovário atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são diagnosticadas quando a doença já está em estágio avançado.

O levantamento também revela que 37,3% das mulheres atendidas não possuem registros sobre o estadiamento da doença no momento da detecção – esse termo se refere ao processo que determina a localização e o grau de extensão do tumor no organismo. O tempo médio entre a primeira consulta com o médico especialista e o diagnóstico foi de 45 dias, sendo que 31,2% das pacientes tiveram a confirmação após um mês.

Brasileiras procuram atendimentos médico com estágio de câncer avançado (Foto: reprodução)

Além disso, elas levam, em média, 44 dias para iniciar o tratamento após a descoberta. Apesar de o prazo estar abaixo do limite definido pela Lei dos 60 dias, que determina o tempo máximo para começar a terapia, cerca de 19% demoraram mais de dois meses nesse processo.

Na visão da especialista em saúde pública Ana Beatriz Machado de Almeida, pesquisadora do Observatório, mesmo com os avanços jurídicos, o SUS tem falhado em proporcionar assistência de saúde à toda a população feminina.

“Por mais que a Lei dos 60 dias tenha sido criada há mais de oito anos, ainda existem registros de pacientes que iniciam o tratamento para diversos tipos de câncer após o período estabelecido por lei”, comenta Ana Beatriz. “Esses dados evidenciam a necessidade de aprimoramento, na prática, de políticas públicas voltadas aos pacientes oncológicos”, completa.

O desafio do diagnóstico precoce do câncer de ovário

A falta de informação e os problemas na estrutura da saúde pública não são os únicos responsáveis pelo tratamento tardio. Na verdade, a detecção precoce do tumor de ovário é um grande desafio.

A oncologista Juliana Pimenta, integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer, explica que o diagnóstico começa com a investigação de sintomas, como dor e aumento do volume abdominal, perda de apetite e emagrecimento. “Esses sinais não são específicos de câncer de ovário, mas servem de alerta”, explica a especialista.

O médico pede, então, exames de imagem e, caso encontre lesões suspeitas, solicita a biópsia para confirmar. “Como os sintomas geralmente aparecem quando a doença está numa fase mais avançada, a detecção no estágio inicial é menos comum”, conta a oncologista.

Infelizmente, não é possível implementar um programa de rastreamento, como existe para os tumores de mama e colo do útero. Até hoje, os exames de rastreamento pesquisados não se mostraram efetivos.

“Trata-se de uma enfermidade de crescimento geralmente muito rápido, em especial o subtipo mais comum, o adenocarcinoma seroso de alto grau. Isso acontece com a maior parte dos tumores malignos”, justifica Juliana.

O que fazer para controlar o aumento de casos

O levantamento do Observatório de Oncologia aponta que, segundo dados do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), 49,1% das mulheres atendidas se autodeclaram brancas, 31,7% pardas e 3,9% pretas. A informação está de acordo com o relatado pela Sociedade Americana do Câncer, que diz que esse problema é mais comum em mulheres brancas. “Entretanto, é importante destacar que os fatores que aumentam o risco desse tumor são idade, questões reprodutivas e hormonais, histórico familiar, genética e excesso de peso corporal”, alerta Ana Beatriz.

A melhor forma de combater o problema é cultivar hábitos saudáveis e ficar de olho nos sintomas. “Assim que o diagnóstico for feito, é necessário começar o tratamento rapidamente, e em centros especializados na terapia multidisciplinar dessa neoplasia”, recomenda Juliana.

“O estudo é uma forma de propagar informações sobre um tipo de câncer que não é muito divulgado. Com isso, podemos levantar dados necessários para apoiar a gestão das políticas de saúde voltadas ao seu controle”, finaliza a pesquisadora do Observatório



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES