Manchas brancas nas unhas? Saiba o que pode ser e como afeta sua saúde

As manchas brancas na unha são clinicamente conhecidas como leuconiquia puntiforme

As manchas brancas nas unhas também podem ser um problema genético | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já teve manchas brancas nas unhas? Geralmente, em algum momento da vida, essas manchas surgem em nossas unhas e começamos a nos questionar o motivo e a causa delas. Existe uma explicação supersticiosa de que as manchas denunciam mentiras. No entanto, a mais comum é a de que está faltando cálcio no corpo. Mas na verdade, mais de um fator pode levar ao aparecimento dessa condição.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa condição pode ser causada, por exemplo, por micose, envelhecimento do esmalte sobre as unhas ou traumas simples como batidas ou mordidas. As manchas brancas nas unhas também podem ser um problema genético, afetando uma grande área da unha, chamada de leuconíquia total.

Normalmente, as manchinhas brancas são causadas por traumas temporários e desaparecem à medida que as unhas crescem e a parte danificada é empurrada para fora. Contudo, as alterações também podem indicar outros problemas de saúde”, afirma a dermatologista Geisa Costa, membro da International Society of Dermatology.

Ainda segundo a especialista, nos casos em que a unha apresenta duas cores, esteja branca e rosada, é importante buscar um médico. “Se a unha estiver metade branca e metade rosada, vá ao médico, pois pode ser um sinal de insuficiência renal. A condição causa mudança de aparência devido à falta de nutrientes”, alerta.

Principais causas

  • Alergia a substâncias, como ao esmalte ou a produtos de limpeza, por exemplo;
  • Deficiências nutricionais, como a falta de cálcio, ferro, zinco, silício, ácido fólico ou vitamina B12, devido a uma má alimentação;
  • Pequenos traumas na unha, como prender o dedo em algum local ou sofrer algum dano na manicure;
  • Uso de antibióticos da classe das sulfonamidas, como a bactrim, por exemplo;
  • Alguns tratamentos médicos, como a quimioterapia;
  • Variações hormonais na mulher;
  • Presença de algumas doenças, como anemia, psoríase, vitíligo, tuberculose, doença renal, micose, cirrose hepática, insuficiência cardíaca congestiva e diabetes;
  • Exposição a temperaturas extremas, principalmente ao frio.

Como tratar mancha branca na unha?

De forma geral, as manchas brancas na unha desaparecem espontaneamente, não sendo necessário qualquer tratamento, no entanto, há alguns métodos que ajudam a tirar as manchas brancas da unha ou a prevenir seu o aparecimento.

Assim, no caso de mulheres que pintem as unhas, devem retirar bem o esmalte antes de pintar novamente as unhas e hidratá-las bem. Além disso, devem ser usadas luvas de proteção quando se utilizam produtos que podem provocar alergias, como os produtos de limpeza, para lavar louça, entre outros.

Também é muito importante fazer uma boa alimentação de forma a evitar a carência de minerais que são importantes para a manutenção de unhas saudáveis como o cálcio, encontrado em alimentos como leite e grãos; o ferro, presente em carnes vermelhas e morangos; o zinco, presente em amêndoas e peru; a vitamina B12 encontrada em salmão e mariscos; e o ácido fólico, presente em lentilhas e espinafres, por exemplo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES