Manter esse hábito todos os dias reduz o risco de câncer e demência

Pesquisadores descobriram que o simples fato de caminhar 10 mil passos por dia reduz o risco das doenças

Resultados desta pesquisa podem ajudar a desenhar diretrizes formais de atividade física para programas eficazes de saúde pública destinados | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Sydney (Austrália) e da Universidade do Sul da Dinamarca descobriu um hábito que, quando realizado todos os dias, pode reduzir o risco de câncer, demência e doenças cardíacas. A análise acompanhou 78.500 pessoas e foi publicada nas revistas JAMA Internal Medicine e JAMA Neurology que se concentraram em contar os passos dos participantes.

Os pesquisadores descobriram que o simples fato de caminhar 10 mil passos por dia reduz o risco das doenças. No entanto, a caminhada rápida tem vantagens que vão além do número de passos dados. Para pessoas menos ativas, o estudo também mostra que apenas 3.800 passos por dia podem reduzir o risco de demência em 25%.

Os principais pontos de análise da pesquisa foram:

  • Cada 2.000 passos reduz o risco de morte prematura em 8% a 11%, até aproximadamente 10.000 passos por dia.
  • Associações semelhantes foram observadas para doenças cardiovasculares e incidência de câncer.
  • Um maior número de passos diários foi associado a um menor risco de demência por todas as causas.
  • 9.800 passos foi a dose ideal associada a um risco 50% menor de demência, no entanto, o risco foi reduzido em 25% com apenas 3.800 passos por dia.

Os resultados desta pesquisa podem ajudar a desenhar diretrizes formais de atividade física para programas eficazes de saúde pública destinados a prevenir doenças crônicas. A intensidade dos passos ou um ritmo mais rápido mostraram associações benéficas para todas as condições (demência, doenças cardíacas, câncer e morte) acima do total de passos diários.

A pesquisa utilizou dados do UK Biobank para relacionar dados de contagem de passos de 78.500 participantes britânicos com idades entre 40 e 79 anos. Ao longo de sete dias (um mínimo de 3 dias, incluindo um dia de fim de semana e monitoramento durante os períodos de sono), os participantes usaram acelerômetros de pulso para monitorar sua atividade física.

Apenas indivíduos que não tinham histórico de demência, câncer ou doença cardiovascular no início do estudo e que permaneceram saudáveis durante os primeiros dois anos foram avaliados no final. Os pesquisadores observam que os estudos são observacionais, o que significa que não podem demonstrar uma relação direta de causa e efeito. No entanto, destacam-se as associações sólidas e consistentes observadas em ambos os estudos a nível populacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES