Marca exalta a pluralidade do Nordeste em campanha com influenciadores

Em vídeo, marca traz relatos emocionais para declarar seu amor pela população local, destacar riqueza cultural e abordar o orgulho de ser nordestino.

Piauiense Karen Guimarães participa do vídeo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São Paulo, outubro de 2023 - marca lança campanha em homenagem ao Dia do Nordestino, celebrado em 08 de outubro. O filme conceito declara todo seu carinho pelo Nordeste e exalta, por meio de depoimentos de influenciadores digitais de todos os estados, toda a importância cultural, social, geográfica e econômica desta região para o país.

Tem piauiense no filme

Com versões de 30 e 60 segundos de duração, o vídeo é protagonizado por nordestinos célebres nas redes sociais, que abordam temas diversos mas destacam, sobretudo, a beleza de nascer e viver em uma região que, além de ser rica culturalmente, é considerada o berço da pluralidade brasileira. Entre os nomes Rica de Marré, do Alagoas; Tiago Banha, da Bahia; Alexia Marina, do Ceará; Kellen Lopes Ramalho, do Maranhão; Iara Sanny, da Paraíba; Katy Abreu, do Pernambuco; Karen Guimarães, do Piauí; Maria Lucia, do Rio Grande do Norte; e Luiza Allan, de Sergipe.

O conteúdo foi criado a partir de uma captação com cada um dos representantes dos estados contando sua história com o Nordeste e, em seguida, foram retirados os trechos mais originais e amorosos. Juntos, os depoimentos dão origem a um tributo fidedigno e sincero de quem vive e ama a região - resultando na declaração mais apaixonada que o povo nordestino poderia receber na data.

“Falar de amor é fácil quando o assunto é Nordeste, afinal, a região é resultado da  soma de todos cheiros, texturas, pessoas, costumes, cidades e cantinhos que tornam cada estado, em sua singularidade, tão especial. Sempre que conversamos com os nordestinos, vemos que o sentimento de orgulho e pertencimento são enormes, por isso, quisemos traduzir a essência desse afeto tão genuíno em uma homenagem de Boticário para um povo tão plural e, ao mesmo tempo, tão singular”, comenta a diretora de Marketing Regional, Jacqueline Tobaru.

Para garantir que esta declaração impacte o maior número de nordestinos possível, a peça publicitária será exibida em mídia Out of Home, bloqueando 100% do inventário de painéis de LED em locais estratégicos para exibir vídeos regionalizados, celebrando o amor por cada estado.

Além de exaltar o Nordeste e toda sua população, dando destaque para cada um dos estados de modo particular, a marca também mostra a importância de grandes marcas darem visibilidade e valorizarem os produtores de conteúdo locais.

Essa não é a primeira vez que a empresa enaltece a região, já que, desde 2017, promove campanhas especiais para o período de festas juninas, com o objetivo de homenagear os nordestinos e sua cultura. Desta vez, a campanha faz parte da estratégia da marca de fortalecer a valorização local e trazer mais representatividade.

A estratégia de marketing mostra a preocupação da empresa em criar conexões cada vez mais profundas e autênticas com os nordestinos. “Todas as nossas campanhas regionais carregam aquilo que nós, como marca, trazemos como um de nossos principais pilares: a importância de compreender e respeitar as particularidades culturais de cada região. Aqui, nós celebramos com orgulho a diversidade vibrante e única do Nordeste. Por isso, nós trazemos, de maneira singular, cada estado, cada tradição e cada história. É com essa energia que pretendemos, cada vez mais, compartilhar a autêntica diversidade e potência do Nordeste”, afirma a executiva.

Muito além do marketing, marca faz investimentos na região

Apesar de ter sua origem no sul do país, a empresa tem forte presença no Nordeste com a fábrica de Camaçari, na Bahia. Atualmente, a unidade é responsável  pela produção de 98% do perfume mais vendido da marca, o Malbec, de 90% dos kits e de 100% dos refis dos demais produtos. Com isso, a região contribui diretamente para o sucesso do maior programa de logística reversa do país, o Boti Recicla. Aliás, a fábrica de Camaçari está na vanguarda da sustentabilidade: foi a primeira do Brasil, no setor de cosméticos, a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Por meio da fábrica, o Grupo também promove o desenvolvimento econômico e social da cidade e seus arredores: cerca de 78% dos colaboradores diretos são residentes de Camaçari. Em 2021, foram investidos R$600 milhões na unidade, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável da região. A expectativa da marca é de que, até 2023,  mais de mil novas vagas de emprego diretas e indiretas sejam criadas com as melhorias nos equipamentos, estrutura e layout da planta - aumentando a capacidade produtiva em até 65%.

A chegada da marca à região acarretou na abertura de outras unidades fabris, fortalecendo e ampliando a cadeia produtiva e transformando Camaçari em um polo de Beleza. Parte da rotina da cidade desde 2014, a marca busca contribuir efetivamente para melhorar a realidade das regiões que está inserida. A partir do Centro de Distribuição de São Gonçalo dos Campos, também na Bahia, o Grupo Boticário leva produtos para 17 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, gerando empregos e movimentando a economia local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES