MC Marcinho está internado em estado grave; técnica o mantém vivo

Cantor está internado há dois meses e dependente de um coração artificial, técnica que o mantém vivo

O coração artificial, recebido pelo cantor no dia 13 de Julho, é denominado na medicina como Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV) | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

MC Marcinho de 45 anos está internado há dois meses à espera de um transplante de coração. O funkeiro teve uma piora acentuada em seu quadro de saúde, conforme relatado por sua assessoria. Ele está enfrentando uma infecção generalizada, o que impossibilita, temporariamente, um transplante de coração. Nesta sexta-feira (25), Vanessa Bicalho, que trabalha com o artista, informou ao G1 que os familiares foram chamados ao hospital e descreveu a piora no quadro.

'"Eles falaram da piora, que meio que não tem mais o que fazer. Que agora só um milagre para tirar ele dessa situação", disse Vanessa emocionada, mas garantindo que o artista seguia vivo. Vanessa contou ainda que os familiares chegaram ao hospital por volta das 15 horas da tarde e, que em visita ao cantor, a irmã de Marcinho segurou sua mão, se identificou e pediu ele mexesse os olhos se estivesse ouvindo ela  foi atendida.

A assessoria reforçou que o cantor segue vivo, contra boatos que começavam a circular e falando da morte do artista. "Mc marcinho continua vivo e em estado grave. Contamos com a colaboração de todos com informações verdadeiras, em respeito à família e aos fãs. Ele está grave, sim, a família foi chamada, sim, mas ele segue ligado aos aparelhos", disse.

De acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Transplantes, todo paciente receptor de um transplante necessita apresentar condições mínimas para suportar o procedimento cirúrgico e receber o órgão. Com isso, o quadro do cantor faz com que ele esteja inativo na fila de transplante de coração.

Marcinho está internado no CTI do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, dependente de um coração artificial e passando por hemodiálise. O funkeiro também respira por aparelhos. O artista foi internado pela primeira vez no dia 27 de Junho, quando deu entrada no hospital apresentando quadros de insuficiência cardíaca e renal.

O cantor chegou a ter uma parada cardiorrespiratória por 14 minutos no dia 10 de Julho. Foi então que, em 13 de julho, ele recebeu um coração artificial, aparelho com duração limitada. Há cerca de 10 anos, Marcinho convive com diversas condições crônicas, dentre elas diabetes, doença renal e cardiopatia dilatada. “Amigos, estou precisando muito da ajuda de vocês mais uma vez. A situação do meu irmão piorou e só um milagre de Deus para que a gente não o perca”, declarou Mauro Garcia, irmão de MC Marcinho, em uma publicação no Instagram.

Como funciona o coração artificial?

O coração artificial, recebido pelo cantor no dia 13 de Julho, é denominado na medicina como Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV). O mecanismo é responsável por bombear sangue para o corpo, suplementando ou substituindo a função do coração humano. Trata-se de um recurso importante para pacientes com insuficiência cardíaca grave, que não conseguem receber transplante ou controlar seu quadro com medicamentos.

O equipamento tem duas bombas, uma que leva o sangue para dentro da circulação pulmonar, onde é oxigenado e depois retorna para o coração. E outra que distribui o sangue por todo o corpo do paciente. Apesar de extremamente eficaz, o coração artificial não é um tratamento comum no Brasil, sendo engessado por alguns obstáculos, como: a necessidade de tecnologia de ponta, uma equipe de especialistas preparada para a cirurgia e o alto custo do implante.

É importante salientar também que o equipamento não é permanente, durando entre três a quatro meses, no máximo. Enquanto contava com o coração artificial, a equipe médica que cuida de Marcinho busca reverter o quadro de infecção. Assim, ele poderá retomar sua posição na fila de transplante. Para o transplante, além de ter condições de saúde para receber o órgão, o receptor precisa que o doador seja compatível, com o mesmo tipo sanguíneo e um peso próximo ao dele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES