Médica revela 4 maneiras de acelerar o metabolismo e emagrecer mais rápido

O metabolismo compreende um conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do nosso corpo e são fundamentais para seu funcionamento adequado

O aumento da massa muscular ajuda a acelerar o metabolismo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O metabolismo compreende um conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do nosso corpo e são fundamentais para seu funcionamento adequado. Este processo requer energia, e quanto mais acelerado ele for, mais energia será consumida. Portanto, acelerar o metabolismo significa queimar mais calorias de forma natural, o que tem um impacto direto no processo de emagrecimento saudável.

Assim, em colaboração com a médica endocrinologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Luiza Esteves, em entrevista ao Terra, foram selecionadas quatro dicas valiosas para impulsionar o metabolismo do seu corpo e, por conseguinte, aumentar a queima de calorias.

Aumento de massa muscular. "O aumento de massa muscular e de massa magra faz com que o metabolismo basal cresça, porque o músculo é um tecido, que gasta mais energia ao longo do dia, mesmo quando você está parado do que a gordura, por exemplo. Então, quem tem mais músculo vai gastar mais energia ao longo do dia. É importante a prática e atividade física resistida com o objetivo de ganhar massa muscular para você poder aumentar o seu metabolismo", diz a doutora Luiza.

Exercício físico aeróbico. Entre as escolhas disponíveis, atividades como caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas opções para aumentar o gasto calórico e também melhorar a saúde cardiovascular. "Há inúmeros benefícios cardiovasculares e para a saúde. Então, são importantes tanto para acelerar o metabolismo quanto para você melhorar a sua aptidão", complementa Esteves.

Sem dietas restritivas. Essa abordagem simplesmente deixa uma pessoa sem energia, o que significa que o corpo queimará menos calorias, indo contra o que realmente se busca alcançar. "Se você está dando menos energia e menos calorias, seu corpo entende que está passando por uma situação de estresse e que precisa diminuir o gasto metabólico dele. Sendo assim, o que o nosso corpo faz? Se adapta e com isso diminui a taxa metabólica basal. Tem que ter cuidado com essas dietas restritivas quando são realizadas por tempo mais prolongado", orienta a médica.

Atividade física não programada. "Diminuir o tempo sedentário para quem faz trabalho a mais em home office, que fica o dia inteiro sentado. Fazer pausas a cada meia hora e levantar um pouco. Isso pode trazer benefícios para a saúde e, também, você vai ajustar aumentando um pouco mais seu metabolismo", encerra a Dra. Luiza Esteves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES