Medicamento para o tipo de câncer de mama mais agressivo é aprovado

Anticorpo droga conjugado é aprovado pela ANVISA para tratar câncer de mama triplo-negativo metastático

Anvisa aprova medicamento para câncer de mama | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Gilead Sciences está lançando seu primeiro produto no mercado brasileiro de oncologia, com a aprovação do Trodelvy® (sacituzumabe govitecana) pela Anvisa para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama triplo-negativo irressecável ou metastático (CMTNm) que receberam duas ou mais terapias sistêmicas anteriores, incluindo pelo menos uma para doença avançada. 

Quando comparado a outros cânceres de mama, o CMTN apresenta uma maior probabilidade de voltar ou de se espalhar pelo corpo (dar metástase), no tempo médio de apenas 2,6 anos em comparação a aproximadamente 5 anos para os demais cânceres de mama.² A média de sobrevida das pacientes diagnosticadas com CMTN metastático é de 8‒13 meses.³

Anvisa aprova medicamento para câncer de mama 

“O câncer de mama triplo-negativo é um dos tipos mais agressivos, com limitadas opções de tratamento nos estágios mais avançados da doença. Estamos trabalhando com urgência para que a terapia possa chegar até às brasileiras e que elas se beneficiem com esse medicamento. É motivo de orgulho trazer o Trodelvy® ao Brasil, disponibilizando uma nova opção de tratamento, que provou ter benefícios na sobrevida, às mulheres brasileiras acometidas com CMTN metastático”, disse Christian Schneider, Gerente Geral da Gilead Sciences Brasil.

Até o momento, o CMTN metastático ainda é tratado com a quimioterapia como tratamento padrão.⁴ Ela oferece um benefício limitado para as pacientes afetadas, uma vez que a quimioterapia está associada a baixas taxas de resposta e apenas um período de tempo curto até a progressão ou agravamento da doença.⁵ O Trodelvy® é um inovador conjugado anticorpo-droga, com o inibidor de topoisomerase direcionado ao receptor Trop-2, uma proteína com superexpressão em diversos tipos de tumores epiteliais, incluindo CMTN metastático, onde a alta expressão está associada à sobrevida ruim e recidiva.⁶

Anvisa aprova medicamento para câncer de mama 

No estudo de fase 3 ASCENT, quando comparado à quimioterapia, Trodelvy demonstrou melhora da sobrevida livre de progressão das pacientes, o que significou uma redução de 59% no risco de agravamento da doença ou de morte. Com relação ao tempo de sobrevida, Trodelvy demonstrou aumento da sobrevida global de 12,1 meses versus 6,7 meses em pacientes tratados com quimioterapia, indicando uma redução de 52% no risco morte.

O objetivo da Gilead é diversificar e expandir suas operações no Brasil, e a empresa inicia esta expansão entrando no mercado de oncologia, com o intuito de aumentar as possibilidades para pessoas com cânceres negligenciados e difíceis de tratar. 

Sobre o Estudo ASCENT

O estudo ASCENT é um estudo Fase 3 global, aberto, randomizado que recrutou mais de 500 pacientes em 230 locais de estudo. O estudo avaliou a eficácia e segurança de Trodelvy® (sacituzumabe govitecana) em comparação com uma quimioterapia de agente único da escolha do médico, em pacientes com CMTN localmente avançado irressecável ou metastático, que receberam duas ou mais terapias sistêmicas anteriores, pelo menos uma delas para doença metastática. O desfecho primário foi a sobrevida livre de progressão e secundários, sobrevida global, resposta objetiva e segurança. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES