Médicos ensinam como identificar deficiência de vitamina D e de cálcio

A vitamina D desempenha funções cruciais em nosso organismo e o cálcio é vital na prevenção de condições como osteopenia e osteoporose

A vitamina D é importante para o bom funcionamento do organismo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vitamina D desempenha funções cruciais em nosso organismo, influenciando o sistema osteomuscular, cardiovascular e nervoso central. Essencial para a saúde óssea, o cálcio é vital na prevenção de condições como osteopenia e osteoporose, além de contribuir para a saúde cardíaca, impedindo a formação de cálculos renais.

Causas da deficiência de vitamina D e cálcio. Segundo Natália Morales de Camargo, endocrinologista da Clínica HAS, a deficiência de vitamina D pode ser ocasionada por vários fatores, incluindo exposição solar insuficiente, dieta inadequada e problemas de absorção intestinal. Já a falta de cálcio está frequentemente associada ao desequilíbrio do hormônio PTH, secretado pelas células paratireoides.

Sintomas. Entre os sintomas que podem ser causados pela deficiência desses dois componentes estão mudanças de humor; fraqueza muscular; estresse; aumento do peso; cansaço excessivo; queda da imunidade; câimbras e dormências e convulsões. Esse último é percebido em casos mais graves.

Ossos mais frágeis. De acordo com Telma Sigolo, nutróloga da Clínica HAS, a deficiência de vitamina D e cálcio está associada a condições osteoarticulares, como a osteopenia. Esta condição é caracterizada pela redução da densidade óssea, o que resulta em ossos mais frágeis e susceptíveis a fraturas.

"A evolução da osteopenia desenvolve a osteoporose, que é uma doença que não causa nenhum tipo de dor, mas que é um estágio final dessa diminuição da densidade óssea. Além disso, a falta de vitamina D também está envolvida em vários processos imunológicos, inclusive, à diminuição da capacidade desse sistema", conta ela.

Problema de saúde pública. O ortopedista da Clínica HAS, Rodrigo Vetorazzi, destaca que a osteoporose é definida pela redução da massa mineral óssea e é reconhecida como um problema de saúde pública no Brasil. "O depósito de cálcio do organismo é dentro dos ossos e o mineral está entrando e saindo a todo momento. Esse processo é mediado por algumas reações químicas e por alguns hormônios, sendo um dos principais a vitamina D", completa o especialista.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é estabelecido através de consultas clínicas e exames radiológicos, como a densitometria óssea. O tratamento inclui a reposição dos nutrientes, com a dosagem recomendada sendo determinada pelo profissional de acordo com as necessidades individuais. Para prevenir a deficiência de vitamina D e cálcio, é fundamental adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação equilibrada, check-ups médicos regulares e prática de atividade física.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES