Meia colher deste produto pode te salvar de morrer de demência

Pesquisa com mais de 90 mil pessoas mostrou resultados significativos na redução do risco da demência

Estudo foi o primeiro a investigar a relação entre dieta e morte relacionada à demência | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo apresentado na American Society for Nutrition nesta segunda-feira (24), destacou os efeitos de um determinado óleo na saúde do cérebro. De acordo com os responsáveis pela pesquisa, adicionar pouco mais de meia colher de sopa de azeite à dieta diária pode reduzir o risco de morrer de demência. O estudo analisou questionários dietéticos e registros de óbitos de mais de 90.000 americanos ao longo de três décadas.

Os resultados da pesquisa mostraram que aqueles que consumiram mais de meia colher de sopa de azeite por dia tiveram um risco 28% menor de morrer de demência. Além do mais, substituir apenas uma colher de chá de margarina e maionese pela quantidade equivalente de azeite também foi associado a um menor risco de morrer devido à condição.

Diversos estudos mostram que as pessoas que usam azeite regularmente tendem a ter dietas mais saudáveis, os pesquisadores observaram que a relação entre o óleo de cozinha e o risco de mortalidade por demência era independente da qualidade geral da dieta. Isso pode sugerir que o azeite tem propriedades que são benéficas para a saúde do cérebro.

Detalhes

Segundo o estudo, alguns compostos antioxidantes no azeite podem atravessar a barreira hematoencefálica, potencialmente tendo um efeito direto no cérebro. “Também é possível que o azeite tenha um efeito indireto na saúde do cérebro, beneficiando a saúde cardiovascular”, afirmou a pesquisa.

Apesar da descoberta, a equipe de pesquisa enfatizou que o estudo é apenas observacional e não prova que o azeite é a causa da redução do risco de demência. Eles acrescentaram que mais estudos, como ensaios controlados randomizados, seriam necessários para confirmar os efeitos e determinar a quantidade ideal de azeite a ser consumida para colher esses benefícios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES