Menina de 13 anos quase fica cega após seguir dica de skincare no TikTok

Adolescente de 13 anos tinha o costume de seguir uma influenciadora que dava dicas de cuidados com a pele

A jovem foi internada com uma infecção bacteriana nos tecidos sob a pele, ocasionada pelo produto | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma menina de 13 anos passou por maus bocados após seguir dicas de beleza encontradas no aplicativo TikTok. O relato partiu da mãe da adolescente para o tabloide britânico Daily Mail. De acordo com Claire, a filha, Amelia Gregory, ficou internada por dias após usar um produto voltado para o cuidado da pele.

A mulher explicou que a jovem tinha o costume de seguir uma influenciadora que dava dicas de cuidados com a pele, conhecido também como skincare. Em um desses vídeos, a criadora de conteúdo mencionou um produto derivado da vitamina A, o retinol – substância utilizada para diminuir os impactos do envelhecimento na pele. Amelia Gregory, então, passou a seguir a dica da influenciadora e fazer uso do cosmético, acreditando que poderia deixar seu rosto mais iluminado, sem conhecimento que o produto teria uma reação negativa em sua pele. 

“Amelia desceu correndo as escadas com o rosto vermelho e gritando de dor”, lembrou a mãe da adolescente. “A pele do rosto dela estava descascando e ela tinha manchas vermelhas. Perguntei, em pânico, o que ela tinha feito e ela soluçou: ‘Um vídeo de cuidados com a pele’. O que quer que ela tenha colocado, queimou tanto a pele dela que ela ficou com vergões. Fiquei atordoada”, narrou.

Prontamente, a mãe de Amelia a levou para o hospital onde foram atendidas por um especialista. A princípio, ele explicou que a substância, quando usada em excesso em peles jovens, pode causar queimação e não levaria tempo para sarar. No entanto, com o passar dos dias, a situação se agravou a ponto do olho da adolescente ficar vermelho e inchado.

No retorno ao pronto-socorro, a jovem foi internada com uma infecção bacteriana nos tecidos sob a pele, ocasionada pelo produto. “Aquela pele escamosa e aberta infeccionou e essa infecção se espalhou para o olho esquerdo. A certa altura, parecia que se espalharia para o direito também. Os médicos me disseram que a infecção poderia fazer com que ela perdesse a visão. Fiquei apavorada e não conseguia acreditar – tudo isso por causa de skincare”, desabafou a mãe.

Tratamento

O tratamento para impedir que a infecção se alastrasse envolveu soro intravenoso e com os procedimentos tendo uma boa resposta, Amelia Gregory recebeu alta. “Algumas semanas depois de sair do hospital, consultamos um dermatologista que olhou ao microscópio e disse que, embora a pele de Amelia tivesse cicatrizado superficialmente, demoraria muito para as camadas mais profundas cicatrizarem. Danos irreparáveis foram causados e ela precisaria usar protetor solar fator 50 no rosto no verão e no inverno”, contou.

“A pele dela também fica permanentemente mais sensível e irritável. Tentamos vários cremes e cada um deles causou dor. Os médicos tiveram que prescrever anti-histamínicos em altas doses, pois ela estava reagindo a qualquer coisa que entrasse em contato com sua pele”, relatou.

Especialistas fazem alerta

O dermatologista Derrick Phillips, da British Skin Foundation, também se manifestou sobre o caso. Para ele, a tendência de vídeos de skincare pode ter seus malefícios. “Os influenciadores compartilham dicas e recomendações de produtos, quando podem não ter todas as informações. Além disso, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra”, pontuou.

Phillips esclareceu o que pode ter acontecido com Amelia: “Tanto os ácidos quanto o retinol esfoliam ou descascam as camadas superiores da pele. Quando combinados, esses produtos podem causar queimadura química – o que resulta em pele seca, vermelha ou com pigmentação escura, irritada e sensível. Usar ingredientes potentes sem compreender suas interações e concentrações também pode exacerbar problemas de pele existentes ou criar novos problemas”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES