Miomas e gravidez: saiba qual o impacto e qual o tratamento

Especialista indica cuidados com a saúde reprodutiva e lista tipos de tratamento para mulheres em diferentes idades

A localização dos miomas no útero pode ser crucial para a fertilidade | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Embora comuns em toda idade reprodutiva do aparelho feminino, os miomas uterinos podem desencadear uma série de preocupações de saúde e afetar a qualidade de vida das mulheres, especialmente aquelas que desejam engravidar. O professor de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Nícolas Cayres, especialista em ginecologia e obstetrícia, esclarece os mitos e verdades e a relação entre miomas e infertilidade, indicando as opções de tratamento.

A localização dos miomas no útero pode ser crucial para a fertilidade, segundo explicação do professor Cayres. "Quando um mioma está localizado dentro da cavidade uterina, pode comprometer a capacidade de engravidar, atuando como um corpo estranho que interfere na implantação do embrião". 

Segundo o especialista, as diversas opções de tratamento são adaptadas ao seu tamanho e localização. "Miomas pequenos muitas vezes são controlados com bloqueio hormonal ou anticoncepcionais. No entanto, quando são maiores e afetam a fertilidade ou causam sangramento excessivo, a cirurgia é uma alternativa viável", explica. 

Miomas e o ciclo menstrual

Sobre o impacto dos miomas no ciclo menstrual, o professor Cayres esclarece que os miomas podem alterar o padrão de sangramento, resultando em fluxos mais intensos e prolongados, que podem causar desconfortos, como dor, sangramento e anemia. Sobre o padrão de desenvolvimento, o especialista destaca que miomas tendem a crescer lentamente. "Um crescimento rápido, especialmente se duplicar ou triplicar em seis meses, pode ser um sinal de alerta para um tipo diferente de tumor, chamado sarcoma", adverte Cayres. 

Quando o assunto é gravidez, o professor Cayres é categórico: "Durante esse período, não é recomendável interferir nos miomas, pois pode causar sangramento e aumentar o risco de aborto." Ele aconselha esperar até que o útero retorne ao tamanho normal após a gestação para considerar qualquer intervenção.

O especialista do CEUB destaca a importância de exames regulares após a adolescência. "Alterações no fluxo menstrual são um indicativo para as mulheres começarem a considerar a possibilidade de miomas", afirma o ginecologista. Ele enfatiza a realização periódica de exames como melhor maneira de monitorar a saúde reprodutiva, sendo a busca por saúde e conhecimento o ponto de partida para obter êxito no tratamento. "É fundamental empoderar pacientes para que possam tomar decisões informadas sobre sua saúde", conclui Cayres.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES