Mulher bebe muita água, sofre inchaço cerebral e morre; entenda caso

Mulher de 35 anos deixou duas filhas e marido após exagerar na dosagem de água diária

Ashley Summers disse à família que sentia que não conseguia beber água suficiente para se sentir saciada | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma mulher de 35 anos ganhou o noticiário internacional após exagerar na dosagem de água diária e morrer intoxicada. O caso foi registrado em Indiana, nos Estados Unidos, no início de julho. A mulher estava em casa acompanhada do marido e de suas duas filhas quando começou a passar mal. 

Ashley Summers disse à família que sentia que não conseguia beber água suficiente para se sentir saciada. Momentos depois ela desmaiou e foi levada ao hospital, ela teve um inchaço cerebral e morreu por intoxicação. “Alguém disse que ela bebeu quatro garrafas de água em 20 minutos”, disse o irmão da vítima Devon Miller à WRTV

O que é intoxicação por água?

A água é um componente vital para a saúde do corpo humano. Sem ela, não é possível sobreviver, já que o corpo se desidrata, o volume de sangue fica menor do que o normal e todas as funções vitais passam a não funcionar da forma correta. Recomenda-se que sejam ingeridos de dois a três litros de água diariamente. Mas será que esse líquido tão necessário para uma vida saudável também pode trazer malefícios? 

Quando consumida em excesso, a água pode gerar um quadro de hiponatremia, condição que também pode relacionar-se com suor excessivo, queimaduras graves, desidratação prolongada, certos problemas do fígado e dos rins, outras doenças e condições médicas.

No caso de hiponatremia (baixa concentração de sódio) causada pela intoxicação por água, o indivíduo ingere quantidades tão altas da bebida que o sódio e outros eletrólitos ficam diluídos a ponto de comprometer suas funções, podendo ocorrer até alteração na pressão arterial e contração muscular.  Quando detectada precocemente, a intoxicação por água pode ser controlada, mas, quando não tratada, pode levar ao coma e até à morte, como o caso de Ashley Summers.

Quais os sintomas?

Os sintomas deste tipo de intoxicação incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca. A hiponatremia ocorre quando os rins, que controlam a quantidade de água, sais e outras substâncias em nosso organismo, não consegue liberá-las e “encharcam” o sangue. A água é atraída por regiões onde a concentração de sais é maior e entra nas células.

Dose certa 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade ideal para o consumo diário de água é de 2,5 litros para um homem de 70kg e 2,2 litros para uma mulher de 58kg.  Segundo o nefrologista Virgílio Gonçalves Pereira Jr., do Hospital Israelita Albert Einstein, “basta respeitar sua sede e saciá-la”. Observar a cor de sua urina também é um ótimo indício do consumo corretou ou não de água. “Se estiver amarelo forte ou alaranjada, deve estar concentrada. Portanto falta água". O rim saudável é capaz de filtrar entre 800 ml e um litro de água em uma hora. Quantidades superiores a três ou quatro litros por hora podem aumentar o risco de hiponatremia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES