Musculação: em quanto tempo começarei a ver resultado? Entenda

Especialista explica em quanto tempo a musculação começa a render resultados aos praticantes

A musculação é uma ótima opção para quem quer ganhar massa muscular | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Independentemente do tipo de exercício físico praticado, o que realmente importa é manter-se em movimento para cuidar da saúde. No entanto, o hábito de se exercitar com pesos acaba rendendo uma forma física que deixa os músculos em evidência e esse é o objetivo de muita gente. Mas afinal, quem busca esses resultados estéticos leva quanto tempo para começar a percebê-los, ao praticar musculação?

O que diz o especialista? "A partir da primeira semana já se pode observar algum ganho de força muscular e melhora de aspectos do bem-estar, como disposição e melhora do sono. Contudo, resultados duradouros só serão observados com a constância no treinamento e isso exige ao menos oito a 12 semanas de treinos contínuos para observarmos ganhos importantes de massa muscular ou perda de gordura corporal", disse o gerente do departamento técnico da Bio Ritmo, Guilherme Almeida e Leme, em entrevista para o Sport Life.

Constância. Isso indica que não importa se é homem ou mulher; os ganhos ocorrem independentemente do gênero. O que realmente faz diferença é a dedicação em cada treino. "Isso depende muito mais da frequência e do nível de aptidão de cada pessoa do que o sexo. Treinando com boa frequência, extraindo o máximo das sessões de treino, mantendo uma boa rotina alimentar e de descanso os ganhos serão significativos independentemente do sexo", explicou Almeida e Leme.

Qual a quantidade ideal de treinos? Guilherme enfatizou que a frequência dos treinos semanais é ajustada de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa. No entanto, ele disse que iniciantes se beneficiam com uma sessão por semana e que ganhos são possíveis com treinos diários, desde que a carga de treinamento seja planejada de forma individualizada. "A maioria das pessoas frequenta a academia de duas a três vezes por semana e isso já é o suficiente para ter bons resultados", respondeu o profissional.

Não queimar etapas. Deve-se considerar que muitas pessoas esperam vantagens instantâneas ao investir em um plano de academia. No entanto, é a consistência que leva em direção à meta desejada. O educador físico da Bio Ritmo também ressaltou que não existe um modelo de treino para resultados rápidos. "A maioria gosta de ter resultados no menor tempo possível, mas não deve queimar etapas para isso exagerando na quantidade de exercícios ou treinando de forma intensa demais, pois isso não irá acelerar os ganhos", comentou.

Alimentação é importante

Existe outro aspecto fundamental para quem busca manter uma vida física ativa: o consumo adequado de proteínas, seja de fontes animais ou vegetais, e carboidratos. Além disso é importante uma boa hidratação. "Alimentação rica em proteínas de origem animal e vegetal e que forneça a quantidade de energia necessária para render bem nos treinamentos", disse.

"É importante ter consumo adequado de carboidratos e dar atenção especial à hidratação. As proteínas têm papel crucial no aumento da massa magra, assim como a ingestão de água. É importante sempre consultar um profissional de nutrição para adequar as quantidades de necessidades individuais", completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES