Não aguenta mais? Pesquisa revela alimento que pode causar queda de cabelo

O Brasil tem hoje cerca de 42 milhões de pessoas afetadas pela alopecia, também conhecida como calvície

O estudo analisou dietas ricas em gordura para investigar o surgimento de câncer, no entanto encontrou causa para queda de cabelo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo recente publicado na revista científica Cell Reports descobriu a relação entre um alimento e a queda excessiva de cabelo. Os pesquisadores buscavam analisar dietas ricas em gorduras com objetivo de identificar qual tipo de gordura poderia ocasionar o crescimento de tumores cancerígenos. No entanto, os cientistas responsáveis pela pesquisa não esperavam descobrir os efeitos desses alimentos na ocorrência da calvície.

O que é calvície?

A calvície, também chamada alopecia, é nada mais que a queda progressiva dos fios, definitiva ou não. A princípio, a perda dos fios começa de forma discreta, e evolui gradualmente, gerando falhas no couro cabeludo. Há vários tipos de calvície, que variam de acordo com a causa, região e outros fatores.

Detalhes do estudo

Os pesquisadores trabalharam com testes em camundongos, durante a fase de testes, eles submeteram três grupos dos roedores a diferentes dietas: óleo de peixe, óleo de palma e uma dieta normal. Após um período de tempo, os ratos que consumiram a dieta rica em óleo de peixe começaram a apresentar perda de pelos nas regiões das costas. Essa observação despertou o interesse dos pesquisadores, e por isso eles aprofundaram a investigação.

Por meio do uso da técnica de fluorescência, os pesquisadores conseguiram rastrear o percurso da gordura dentro do corpo dos roedores. Assim, eles constataram que o ômega-3, presente no óleo de peixe, se acumula na pele desses animais. Ao se depositar na derme, o óleo desencadeia uma resposta de citocinas e estimula o sistema imunológico, desencadeando um processo de morte das células foliculares. A consequência é a queda dos fios.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, a dieta rica em óleo de peixe não é normalmente associada a distúrbios de perda de cabelo em humanos. Apesar disso, embora não haja evidências científicas sólidas, acredita-se que o ômega-3 beneficia os folículos pilosos e o couro cabeludo, melhorando a circulação sanguínea.

No entanto, os pesquisadores afirmam que as dietas nos Estados Unidos, por exemplo, geralmente contêm quantidades muito baixas de ômega-3, o que pode subestimar os efeitos adversos dos suplementos no crescimento capilar. “Curiosamente, observamos que nações que dependem fortemente de peixes gordurosos como fonte de alimento, como o Japão, apresentam maior incidência de perda de cabelo em comparação com outros países asiáticos”, afirmam os pesquisadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES