Não emagrece e sente o metabolismo lento? Saiba como mudar essa condição

Ter um metabolismo lento ou rápido pode estar relacionado a causas genéticas, hábitos alimentares e estilo de vida

Avalie a matéria:
Um estilo de vida sedentário pode contribuir para que o seu metabolismo fique mais lento | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O metabolismo é um processo que tem relação com a capacidade do corpo de produzir e armazenar energia a partir de gordura, açúcar e proteína. De acordo com a taxa metabólica, quanto mais rápido o organismo utiliza os estoques de energia, melhor o seu funcionamento. Se essa queima ocorre de forma demorada, a fisiologia não está funcionando da melhor forma possível.

Mas como controlar o ritmo do organismo? De acordo com o médico nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e diretor-executivo da Clínica Sculpté, Dr. Renato Lobo, primeiro é necessário saber se o metabolismo é lento ou não. “Para isso, é necessário fazer o exame de calorimetria indireta. Nesse exame o paciente utiliza uma máscara que analisa os gases que entram e saem da sua respiração”, afirma. 

Sendo esse o primeiro passo, o especialista saberá a quantidade de oxigênio absorvida e a de gás carbônico que é eliminada, então será possível analisar o metabolismo por conta do gasto de energia. “Esse método também possibilita identificar se o paciente gasta mais carboidrato ou gordura como fonte de energia”, explica o médico. 

Por meio de um cálculo que permite ter uma previsão do metabolismo, o especialista faz uma comparação real em relação ao resultado obtido pela previsão. A partir disso, é possível determinar se o metabolismo é mais lento ou mais rápido. De acordo com o profissional, algumas atitudes do dia a dia podem ajudar a acelerar o metabolismo e, assim, perder peso. Ele aponta as principais medidas que irão auxiliar nesse objetivo. Confira a seguir:

Exercício Físico

Ao praticar alguma atividade física, além de acelerar o seu metabolismo naquele momento e ter um gasto calórico, até 48 horas depois, geralmente, você ainda estará queimando muito mais gordura. Isso porque o seu metabolismo estará acelerado ainda que você fique em um estado de repouso. Por isso, qualquer tipo de atividade física é fundamental”, destaca o especialista. 

A modalidade “Hiit”, por exemplo, é a que mais ativa o metabolismo, pois utiliza exercícios físicos de alta intensidade intercalados em pouco tempo que oscilam entre alta e baixa intensidade. Segundo o médico, isso otimiza a queima de gordura no treino, ao longo do dia e em até dois dias. “Quanto mais massa muscular você tem, mais acelerado é o seu metabolismo. Se você está com bastante gordura e quer emagrecer, a ideia é perder gordura e ganhar músculo no lugar”, destaca. 

Proteína associada a uma alimentação equilibrada

Em geral, o consumo de carboidrato e gordura acaba sendo maior do que a proteína. No entanto, a proteína dos macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) é o que mais ativa o metabolismo, pois você gasta muita energia para digerir esse alimento. Este processo é conhecido como efeito térmico dos alimentos, sendo que a proteína tem a maior evidência deste efeito, explica o nutrólogo.

“Uma dieta rica em proteínas e com menos carboidrato, sem ser necessário restringir, mas apenas reduzir a proporção, já é capaz de ativar o seu metabolismo. Lembrando que ter o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para avaliar cada caso e suas particularidades”, ressalta o médico.  

Sono de qualidade

Quando alguém dorme menos ou pouco, é liberado um hormônio que provoca mais fome, e outro que é responsável por ter menos saciedade. “Ou seja, dormindo menos você quer comer mais e ainda sem controle e, dessa maneira, o metabolismo tende a diminuir para se poupar por causa das poucas horas de sono”, adverte o especialista. Portanto, é importante dormir melhor, de acordo com a necessidade de cada um, que pode variar entre 7 e 8 horas de sono. Dormindo bem, o metabolismo também vai ser ativado.

Aumento consumo de água e evitar ficar sentado

O hábito de tomar água vai manter o seu metabolismo adequado e vai te forçar a ir ao banheiro, o que vai contribuir para gerar algum movimento. “O ideal é sempre levantar em intervalos de 1 ou 2 horas para não permanecer totalmente parado ou sentado. Você pode se levantar e aproveitar para tomar água, um café ou simplesmente esticar as pernas”, recomenda o Dr. Renato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES