Nariz pode revelar problemas graves no pulmão e cérebro; saiba identificar

Sinais do nariz podem fornecer informações valiosas sobre os nossos pulmões e cérebro

Sintomas acabam sendo descartados ou ignorados por não estarem associados a problemas de saúde mais persistentes ou graves | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o nariz é uma espécie de radar para a saúde do corpo? O cheiro e a cor que esse órgão expele podem fornecer informações valiosas sobre os nossos pulmões e cérebro. Existem indícios significativos de seis condições médicas que você poderá identificar inicialmente através de pequenas mudanças em seu nariz.

Geralmente, alguns sinais e sintomas acabam sendo descartados ou ignorados por não estarem associados a problemas de saúde mais persistentes ou graves. Por isso, aprender mais sobre seu nariz pode realmente fazer a diferença entre uma intervenção precoce e uma potencial crise de saúde.

O que o nariz pode revelar?

O nariz é o primeiro a sentir a diferença no ambiente e, muitas vezes, somos rápidos em limpar ou ignorar o cheiro peculiar que pode indicar um problema de saúde mais profundo. No entanto, certos sinais devem ser levados mais a sério, como:

  • 1. Hemorragia nasal

Se você sofre de hemorragias nasais, pode estar com uma condição genética conhecida como telangiectasia hemorrágica hereditária.Pessoas com essa condição têm alguns vasos sanguíneos que não se desenvolveram corretamente e podem causar sangramentos tanto externos (nariz) quanto internos. A frequência de sangramentos pode levar a uma anemia e a outros problemas de saúde sérios, como derrames.

  • 2. Olfato alterado

Encontrou um cheiro que não recordava há muito tempo ou perdeu o sentido dele? Este pode ser um efeito colateral sutil da diabetes. Uma pesquisa francesa descobriu que pessoas com diabetes tipo 1 tinham um sentido de olfato pior do que aquelas sem a doença. Eles concluíram que quanto mais graves são as complicações da diabetes, maior é a probabilidade de ter o sentido de olfato prejudicado.Diabetes mal mal controlado pode causar danos nos nervos, conhecidos como neuropatia. Então se você estiver com olfato comprometido, procure um médico.

  • 3. Perda do olfato

A perda de olfato pode ser um indicador de anomalia cerebral. A condição, chamada de parosmia, ocorre quando os receptores de cheiro no nariz não detectam e traduzem o odor adequadamente para o cérebro. A parosmia é um indício de que algo dentro do cérebro pode não estar funcionando corretamente. Pode ser causada simplesmente por um vírus, como a Covid, que passa em algumas semanas, ou por uma lesão na cabeça, drogas, convulsões ou até mesmo um tumor cerebral.

  • 4. Ranho preto

O ranho na cor preta pode indicar uma infecção fúngica nos pulmões, como a aspergilose. A doença é causada pelo aspergillus – um fungo comum encontrado tanto em ambientes internos quanto externos. Mais comum em pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou doenças pulmonares, outros sintomas da doença incluem febre, dor no peito, tosse com sangue e falta de ar.

No entanto, na maioria dos casos, ter meleca preta depende de onde você mora e do ar que você respira. É muito importante dar atenção aos sinais do seu nariz. Seja o sangramento nasal frequente, o olfato comprometido ou uma mudança na cor ou aroma do muco. Caso identifique algum desses sintomas, por fim, o ideal é buscar atendimento e diagnóstico adequados o quanto antes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES