Natal: nutróloga ensina a montar um prato delicioso e com poucas calorias

O final de ano para muita gente é um período difícil de manter a dieta, mas é possível

É possível montar uma ceia de Natal com menos calorias e mais proteínas e fibras | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O final de ano para muita gente é um período difícil de manter a dieta, são muitas confraternizações com amigos, família, colegas de trabalho. Mas o momento mais complicado é a ceia de Natal, quando as famílias se reúnem ao redor de uma mesa cheia de comidas deliciosas, típicas dessa época. Para ajudar a manter a linha, a nutróloga especialista em emagrecimento, Ana Luisa Vilela, da dicas de como montar uma ceia proteica no natal fitness.

“O ideal é utilizar alimentos ricos em fibras que ajudam na digestão e aumentam a sensação de saciedade”, conta, em entrevista ao Sport Life. Para ajudar a montar um prato proteico e bem menos calórico, o ideal é escolher carnes de aves de granja, peixes, grãos como feijão, grão de bico, soja, amendoim, ovos, além de leite e derivados.

Peru de Natal

O peru, um dos pratos mais famosos do período natalino, não precisa ser excluído na hora de montar seu prato. Ele é um grande aliado na hora da busca por opções menos calóricas, afinal ele tem apenas 5% de gordura e 20% de proteína. Deve-se ter cuidado apenas na hora de temperar, para não cometer abusos. 

“Sem condimentos artificiais, pode apostar no alho, cebola e pimenta. O alho é ótimo fortalecedor do sistema imunológico, além de ter ação diurética, favorecedor da secreção biliar e ser amigo do coração”, explica a médica. Depois é só levar ao forno. “Regar o prato com azeite ajuda a umidificar a carne e ainda lubrifica o intestino. Tem um papel cardiovascular importante”, comenta  Ana.

Frutas secas

Um alimento também comum nesse período são as frutas secas. Elas são uma ótica escolha para substituir as frutas frescas. “A ameixa seca, por exemplo, que tem 200 calorias em cada 100 gramas, pode ser trocada pela ameixa fresca. Apenas 13 calorias cada uma, mas se a ideia é comer as frutas secas troque pelas menos calóricas. A tradicional uva passa, com 300 calorias em apenas 100gr, pode ser substituída pelo damasco seco, 100 calorias pela mesma quantidade”, diz a nutróloga.

Combina com álcool

Para algumas pessoas, qualquer tipo de festa precisa ter bebida para que se possa aproveitar da melhor forma. No entanto, isso pode ser uma armadilha para quem tem como objetivo manter a linha e o peso. Nesses casos, o segredo é tomar no máximo uma dose de bebida alcoólica na hora do brinde. Em meia taça de champagne, por exemplo, há em média 50 calorias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES