Nem todo alimento natural é saudável: saiba como identificar

Os alimentos naturais são o melhor caminho para ter uma alimentação balanceada e nutritiva, mas alguns itens precisam de atenção

Alimentos naturais são a melhor opção para uma alimentação nutritiva | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Optar por alimentos naturais é o caminho seguido por muita gente que busca seguir uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. No entanto, nem sempre os alimentos naturais que nós encontramos no mercado são saudáveis. Eles realmente estão entre as melhores opções, mas é preciso estar atento para se assegurar de que os itens que você está levando para casa são 100% seguros.

O que é um alimento natural? Seguindo o que divulga o Guia Alimentar da População Brasileira, alimentos naturais ou minimamente processados são aqueles provenientes de plantas ou animais que não passaram por processamento. Segundo a nutricionista Cris Perroni, para o Eu Atleta, esses alimentos podem passar pela fase de limpeza para remoção das partes que não são comestíveis e posteriormente pelo processo de secagem, embalagem pasteurização, resfriamento, congelamento, moagem e fermentação.

SEM ADIÇÃO. No entanto, esse é um processo mais natural, sem que haja a adição de compostos, como sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento. Para ser considerado in natura, o alimento também não pode possuir ingredientes artificiais, como aromatizantes, corantes artificiais e conservantes químicos.

PROCESSAMENTO MÍNIMO. Outra características do alimento in natura é que eles costumam ter um processo de deterioração mais rápido, e por causa disso é necessário que eles sejam minimamente processados antes da aquisição. Isso faz com que o alimento in natura seja melhor preservado e fique apropriado para armazenamento.

Quais são os alimentos naturais? 

Os exemplos mais comuns de alimentos minimamente processados são frutas, verduras (hortaliças A), legumes (hortaliça B), leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, soja), arroz, milho, tubérculos (batata, aipim, inhame), carnes, leite (pasteurizado, em pó), iogurte, ovos, oleaginosas (castanha, amendoim, nozes), chá e café. Esses alimentos são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada.

Em que momentos eles não são confiáveis? 

Para que esses alimentos sejam considerados saudáveis e naturais é necessário que eles não tenham pesticidas, hormônios ou antibióticos em sua composição. Diante disso, ao comprar esses itens no mercado, é importante buscar saber qual sua procedência e se ele tem informações como "livre de pesticidas", "sem hormônios" e "sem antibióticos".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES