Novo estudo aponta causa para coceira, até então desconhecida

Estudo ajuda a explicar por que doenças comuns da pele, como eczema e dermatite atópica, são frequentemente acompanhadas de coceira persistente

A coceira aguda pode ser uma resposta protetora para nos ajudar a remover algo que está irritando a pele | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo conduzido por cientistas da Harvard Medical School mostrou pela primeira vez que a bactéria comum na pele, conhecida como Staphylococcus aureus, pode despertar a coceira na pele quando atua diretamente nas células nervosas. A descoberta partiu do experimento em ratos e em células humanas. A pesquisa ajuda a explicar por que doenças comuns da pele, como eczema e dermatite atópica, são frequentemente acompanhadas de coceira persistente. 

Como surge a coceira?

Essa manifestação, por muitas vezes insuportável, surge de um subconjunto de neurônios, e a coceira aguda pode ser uma resposta protetora para nos ajudar a remover algo que está irritando a pele. Contudo, a coceira crônica não é protetora e pode ser patológica. O mecanismo subjacente que ativa os neurônios e causa coceira crônica não é bem compreendido e novos tratamentos são necessários.

O que causa?

Acreditava-se que a coceira que ocorre no eczema e na dermatite atópica surgia da inflamação da pele. Mas as novas descobertas mostram que o S. aureus, por si só, causa coceira ao instigar uma reação molecular em cadeia que culmina na vontade de coçar. Em outras palavras, o nervo que detecta a coceira detectou a bactéria mesmo que não houvesse resposta imunológica.

Detalhes do estudo

Segundo os responsáveis pelo o estudo, uma vez que a bactéria S. aureus invade a pele de um camundongo, ele libera uma enzima chamada V8. Com isso, ativa uma proteína chamada PAR1, que está localizada nas células nervosas da pele. A proteína ativada envia um sinal ao cérebro que causa coceira no rato e o faz começar a se coçar.

Os experimentos de laboratório envolvendo células nervosas humanas mostraram que o mesmo mecanismo pode ocorrer em pessoas, mas os pesquisadores dizem ser necessários mais estudos. Ainda assim, a pesquisa pode oferecer aos cientistas uma nova direção no desenvolvimento de tratamentos. Os cientistas acreditam que bloquear o caminho da reação em cadeia dos neurônios da pele bloqueia a coceira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES