Novo remédio imita efeitos de atividade física e ajuda a emagrecer

Os resultados de um novo medicamento contra a obesidade deixaram a comunidade científica entusiasmada

Remédio para emagrecimento está em período de testes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os resultados de um novo medicamento contra a obesidade deixaram a comunidade científica mundial entusiasmada. O fármaco promete contribuir para que pacientes com obesidade consigam bons resultados na redução de peso, o que ajuda a melhorar a saúde principalmente de quem sofre de diabetes e outras complicações clínicas.

De acordo com o resultado das pesquisas, o medicamento imita os efeitos da atividade física no corpo e já mostrou bons resultados em testes com animais. Quando testado em ratos, o remédio estimulou o metabolismo, pois os músculos entenderam que  o corpo estava se exercitando mais do que realmente estava. O estudo foi publicado na revista Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics.

“Este composto basicamente diz ao músculo esquelético para fazer as mesmas mudanças que você vê durante o treinamento de resistência. Quando você trata ratos com a droga, você pode ver que todo o metabolismo do seu corpo passa a usar ácidos graxos, o que é muito semelhante ao que as pessoas usam quando estão em jejum ou se exercitando. E os animais começam a perder peso”, declarou o professor de farmácia da Universidade da Flórida, Thomas Burris, que liderou a pesquisa, em comunicado.

Período de testes

O medicamento ainda se encontra em período de testes, que estão sendo realizados em ratos obesos.  Diferente de remédios tradicionais, como Ozempic, Wegovy, Mounjaro, ele estimula uma via metabólica natural e não tem efeito sobre o apetite. Este fármaco pertence a um grupo de substâncias chamadas de “miméticas do exercício”.  

No estudo, os ratos que tomaram o medicamento duas vezes por dias tiveram um ganho de gordura 10 vezes menor do que aqueles que não receberam o medicamento, e perderam 12% do peso corporal. Todos os animais do estudo permaneceram se alimentando da mesma forma, com a mesma quantidade de comida, e praticando a mesma quantidade de exercícios durante um mês.

Além dos efeitos já relatados, o novo medicamento também contribuiu para que os ratos conseguissem correr quase 50% mais distante do que antes. Até o momento não há registro de efeitos colaterais do remédio. O próximo passo do estudo é transformar o remédio em comprimidos. Mas antes de ser testada em humanos, ela continuará em testes com animais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES