Nutricionista diz quais hábitos ajudam a evitar a diabetes

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), atualmente, mais de 13 milhões de brasileiros vivem com diabetes

Alguns hábitos podem ajudar a evitar o diabetes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), atualmente, mais de 13 milhões de brasileiros vivem com diabetes. Esse número é preocupante, uma vez que a doença é fator de risco para uma série de outros problemas de saúde. Diante disso, a quando se trata de diabetes, a melhor alternativa é a prevenção.

Mesmo quando há o fator genético que facilita o surgimento da doença, a maioria dos casos pode ser evitado quando se opta por uma rotina saudável. Nesse caso, mudar o estilo de vida e manter hábitos saudáveis são atitudes que contribuem para manter a pessoa longe da diabetes. A professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Juliane Casas, afirma que o diabetes tipo 2 é o mais frequente e pode ser evitado.

Segundo a profissional, o caminho mais fácil para isso é optar por uma alimentação equilibrada e saudável, reduzindo o consumo de doces e apostando em uma dieta rica em legumes, verduras e frutas. No caso de pessoas obesas, uma boa alternativa é a perda de peso para que haja o controle da glicemia.

"As pessoas acabam associando de maneira indevida o elevado peso corporal à necessidade de uma alimentação saudável, mas é preciso destacar que todas as pessoas, tendo ou não obesidade ou diabetes, precisam seguir uma dieta balanceada e também praticar atividades físicas. Isso não só para emagrecer, mas para ter saúde a longo prazo, principalmente na terceira idade", recomenda a nutricionista, em entrevista ao Terra.

Diferentes tipos de diabetes

De acordo com a professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Juliane Casas, existem vários tipos de diabetes. Os mais conhecidos são o diabetes mellitus tipo 1 e o diabetes mellitus tipo 2. Eles precisam estar controlados, caso contrário os dois tipos podem trazer inúmeras complicações à saúde do paciente.

Nesse controle, a insulina é fundamental. "A insulina é um hormônio que controla a glicose que está presente em nossa corrente sanguínea. Em pessoas com diabetes mellitus tipo 1, ocorre a elevação da glicose no sangue. Esse aumento acontece devido ao pâncreas não conseguir produzir a insulina", diz a profissional.

A profissional explica que existem casos em que pode ser mais complicado o uso da insulina. "Já os portadores da doença tipo 2 possuem uma dificuldade na ação da insulina. Na maioria dos casos o problema é ocasionado pela hereditariedade, obesidade e o sedentarismo, fazendo com que a insulina não trabalhe de forma adequada no organismo", explica.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES