Nutricionista indica 4 frutas que baixam os níveis de açúcar no sangue

Manter uma dieta saudável é essencial para garantir a saúde das pessoas com diabetes

Algumas frutas ajudam a baixar os níveis de açúcar no sangue | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manter uma dieta saudável é essencial para garantir a saúde das pessoas com diabetes. Nesse contexto, incluir frutas na alimentação para regular os níveis de glicose pode ser uma excelente escolha. As frutas não só fornecem nutrientes essenciais, mas também desempenham um papel significativo no controle do açúcar no sangue.

Baixo índice glicêmico. Segundo a nutricionista Vanessa Costa, especializada em Nutrição Estética e Saúde da Mulher, e criadora do Método Reset, escolher alimentos com baixo índice glicêmico, que liberam açúcares gradualmente e evitam picos de glicose, e incluir frutas ricas em fibras, que ajudam na absorção lenta de açúcares, são duas estratégias excelentes para garantir um equilíbrio na glicemia.

"Adotar uma alimentação que valoriza escolhas conscientes é fundamental para um controle glicêmico eficaz. O papel das frutas, integradas em uma dieta equilibrada, é essencial para fornecer nutrientes, fibras e antioxidantes que contribuem para a estabilidade glicêmica", ela afirma, em entrevista ao Terra.

Limão

Este fruto, rico em vitamina C, oferece benefícios significativos para a saúde cardiovascular, fortalece diversas partes do corpo e auxilia na prevenção de hemorragias, um problema de particular preocupação para aqueles com diabetes, devido à sua tendência à dificuldade de cicatrização e suscetibilidade a infecções.

Amora

A amora é conhecida por conter compostos que estimulam a liberação de insulina, melhorando a síntese de glicose. Além disso, ela é reconhecida por normalizar a pressão arterial e por suas propriedades bactericidas e anti-inflamatórias. No entanto, é importante consumi-la com moderação, visto que, apesar dos benefícios, é uma fruta bastante doce.

Abacate

Embora seja uma fruta com alto teor calórico, o abacate é recomendado para pessoas com diabetes devido ao seu baixo teor de açúcar e ao fato de ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, que promovem o aumento do colesterol HDL (bom colesterol). No entanto, seu consumo deve ser moderado, especialmente por indivíduos com excesso de peso.

Maçã

A maçã é uma excelente fonte de pectina, uma fibra que desempenha um papel crucial no controle da glicemia, prolongando a sensação de saciedade e auxiliando no controle do colesterol LDL (mau colesterol).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES