Nutricionista revela alimentação ideal contra o câncer de mama

A prevenção dessa doença passa pela escolha de um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação balanceada

Uma boa alimentação pode ajudar a prevenir o câncer de mama | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Outubro Rosa é uma campanha que tem como foco a conscientização da sociedade, sobretudo mulheres, sobre o câncer de mama e a importância do autoexame. Mas a prevenção dessa doença passa pela escolha de um estilo de vida saudável e isso, segundo a nutricionista Deise Doi, passa pela adoção de uma alimentação nutritiva e balanceada.

"O autoexame é extremamente importante e fundamental para iniciar o tratamento o quanto antes, mas não é capaz de prevenir que a doença apareça. Para isso, é preciso manter uma alimentação anti-inflamatória pelo menos 80% do nosso tempo de vida", afirma, em entrevista ao Terra. A profissional afirma que isso é fundamental para suprir as necessidades de vitaminas do corpo, assim como de minerais e antioxidantes.

"Eventuais momentos de estresse, insônia, intoxicações, decepções, frustrações e até mesmo a má administração de medicamentos são extremamente prejudiciais ao organismo, principalmente a longo prazo. Essas situações que parecem cotidianas são capazes de comprometer todo o sistema de defesa do corpo humano", destaca.

A nutricionista ressalta que os alimentos anti-inflamatórios são fontes de nutrientes específicos dos quais o corpo necessita, como vitaminas C e E, antioxidantes. Eles suprem também minerais, como selênio, zinco, magnésio e cálcio; além do ômega-3, todos eles fundamentais para o bom desempenho do sistema de defesa do organismo.

A necessidade da conciliação com exercício físico

Outra atitude que também ajuda a prevenir doenças, inclusive o câncer de mama, é a prática regular de atividade física. "É preciso elevar o ânimo diário para praticar exercícios físicos, os quais são capazes de elevar a imunidade, a detoxificação e a auto estima. Portanto, nesse mês de outubro e nos próximos onze que estão por vir, adotar essas filosofias fará com que o autoexame seja apenas mais um hábito saudável, e não um momento de espanto", encerra.

Números preocupam

O câncer de mama é um dos tipos mais frequente de câncer em mulheres, após o câncer de pele, e também pode acometer homens sendo mais raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, 73.610 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil no ano de 2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES