O hábito de comer esse alimento todos os dias reduz o risco de diabetes

Estudo apontou um grão específico que pode ajudar a atenuar os picos de açúcar no sangue após as refeições

A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que mais de 46% da população não sabem que têm a doença | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você provavelmente já ouviu que a alimentação incorreta pode desencadear diabetes tipo 2, mas o que poucos sabem é que a dieta correta pode ser a chave para prevenir a doença. E um estudo em torno do tema apontou que um alimento específico pode ajudar nesse quesito. 

Segundo os pesquisadores responsáveis pela análise, o hábito de trocar o arroz pela quinoa te coloca no caminho certo, visto que esse “pseudogrão” pode ajudar a atenuar os picos de açúcar no sangue após as refeições. Nativa dos Andes, a quinoa apresenta um valor nutricional alto. Contém vitaminas B, E e C, além de minerais, fibras e proteínas.

Por conter essas propriedades nutricionais, os autores do estudo queriam investigar se uma dieta à base de quinoa poderia favorecer a diabetes tipo 2. Os participantes receberam um monitor de glicose que media o açúcar no sangue a cada minuto do dia. Eles também precisavam manter um registro do que comiam, ajudando a determinar o impacto dos alimentos na glicemia.

Durante o acompanhamento, ao final de um mês, ele trocaram alimentos ricos em carboidratos complexos, como cereais, leguminosas, tubérculos e massas, por quinoa e alimentos feitos com esse pseudocereal. Os pesquisadores então descobriram que – quando os participantes comeram quinoa – o pico de açúcar no sangue foi menor do que com sua dieta habitual.

A descoberta foi crucial porque esses picos de açúcar no sangue pós-refeição são um fator determinante na progressão do diabetes tipo 2. No entanto, o estudo não especificou a quantidade de quinoa que os participantes consumiram. Essas descobertas são especialmente significativas para pessoas com pré-diabetes, já que 70% das pessoas com pré-diabetes desenvolverão a doença.

O grão também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas que já sofrem desta doença. Embora as descobertas pareçam muito promissoras, é importante notar que a investigação analisou apenas um pequeno número de participantes, o que  significa que poderá ser necessário um estudo em maior escala.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES