O medo de envelhecer: veja como superá-lo

Abrace o seu processo de envelhecimento com essas dicas

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O medo do envelhecimento é um dos medos mais comuns que existe. E pode decorrer de muitas ansiedades diferentes, como estar cada vez mais perto da morte, por exemplo. Mas nem todo mundo tem medo de envelhecer por causa dessa ansiedade sobre a morte. 

Os medos também podem se intensificar por razões de vaidade e saúde, além do medo da solidão e de serem esquecidos. Isso pode sobrecarregar as pessoas ao ponto de terem ataques de pânico e preocupações que as paralisam. Em última análise, pode afetar o dia a dia de um indivíduo e até sua capacidade de encontrar felicidade.

É possível superar o medo de envelhecer (Foto: Shutterstock)

O medo extremo do envelhecimento também é conhecido como gerascofobia ou gerontofobia. Experiências negativas podem estar na raiz dessa fobia em particular.

Quando paramos para pensar em quantas vezes imagens centradas na juventude chegam até a gente, faz sentido o medo de envelhecer ser especialmente prevalente. Isso pode afetar a autoestima, bem como o bem-estar psicológico e emocional de uma pessoa.

Mesmo que a superação não aconteça da noite para o dia, existem passos que a gente pode tomar para ajudar a superar o medo de ficar mais velho. As dicas a seguir podem te ajudar a se sentir melhor sobre como a vida está em constante evolução - e isso é bom afinal de contas.

Sua atitude é o que determina como você vê as coisas. Escolher abraçar a vida e o processo de envelhecimento pode ajudar a libertar sua mente das ansiedades e preocupações sobre envelhecer.

Em vez de contar o número de anos que você deixou para trás, pense em todas as experiências que você teve e ainda pode ter, e se concentre em viver sua melhor vida todos os dias. Ao invés de desejar ser mais jovem, seja grato pelo que você realizou e pelos anos que viveu.

Aprender a amar a si mesmo é um processo para toda a vida. Comparado com a autoestima, que é sobre confiança, o amor próprio é sobre ter respeito pelo seu bem-estar e felicidade. E também é incondicional.

Em vez de evitar a maneira como você está se sentindo, processe o que você sente. Reconheça seus sentimentos em vez de tentar reprimi-los.

Faça as coisas que te fazem feliz. Arranjar tempo para as atividades que mais importam para você vai te ajudar a viver uma vida mais alegre e satisfatória.

Não gaste sua energia se preocupando com o aconteceu e com o que acontecerá. Concentre-se no que você tem agora vivendo no presente.

Tire um tempo para conhecer a si mesmo e seus valores. Assim, é mais provável que você viva a vida de uma forma que ressoe com o que é importante para você.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES