O pão é vilão da dieta? Nutricionista esclarece dúvidas sobre o alimento

O pão é um alimento queridinho do brasileiro, mas nem todas as suas versões são saudáveis

Alguns tipos de pão, como os ultraprocessados, devem ser evitados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São diversas as variedades de pães apreciadas diariamente por muitos brasileiros, desde os franceses aos brancos, fatiados, de fermentação natural, integrais e sem glúten. Este alimento é tão difundido que, segundo o Sindipan-MT, 76% dos brasileiros o consomem no café da manhã. Apesar de sua popularidade, o pão é frequentemente tachado como o "vilão" da alimentação, supostamente associado ao ganho de peso. Mas isso é realmente verdade?

Será o carboidrato o culpado? É importante esclarecer que nenhum alimento ou preparação deve ser rotulado como "herói" ou "vilão" em uma dieta. Da mesma forma, nenhum alimento tem o poder isolado de causar ganho ou perda de peso. Uma alimentação saudável é um conjunto de escolhas, práticas e hábitos.

Inclua alimentos saudáveis na dieta. A nutricionista Adriana Zanardo, afirma que é essencial incluir diariamente frutas, legumes e verduras; manter uma ingestão adequada de água; optar por alimentos reais e não processados; escolher produtos industrializados com boa qualidade nutricional, examinando e compreendendo os ingredientes listados; reduzir o consumo de açúcares e gorduras trans, presentes em margarinas e em alguns alimentos processados; monitorar a ingestão de gorduras saturadas e dar preferência a grãos e cereais integrais. 

Que tipo de pão você consome? "As pessoas tendem a culpar o carboidrato injustamente", afirma a especialista. Ela esclarece que a situação depende, na verdade, do tipo de pão que está sendo consumido. Isso se deve ao fato de que o aumento da prevalência da obesidade tem sido correlacionado com a produção em larga escala de insumos agrícolas de alto rendimento e baixo custo, como milho, soja e trigo. Além disso, houve um aumento no consumo de pães industrializados e ultraprocessados pela população, os quais são ricos em calorias, sal, açúcares e gorduras.

Alimentação ruim e sedentarismo contribui para  ganho de peso

Essas práticas, combinadas com o sedentarismo e um estilo de vida pouco saudável, estão contribuindo para o aumento de peso na população e para o estabelecimento dessas relações diretas.. "O pão comumente consumido nos dias atuais é o pão industrializado e, por isso, é de extrema importância, que seja escolhida uma opção de boa qualidade nutricional, ainda mais considerando seu provável consumo diário", diz Adriana.

O pão pode ser considerado um alimento nutritivo?

Pode sim, desde que analisada sua composição e aquilo que é colocado nele. "Uma receita base de pão, por exemplo, tem farinha de trigo refinada, água, fermento biológico, açúcar e sal. A farinha de trigo no Brasil é enriquecida com ferro e ácido fólico. Porém, uma unidade de pão não é suficiente para ser fonte desses nutrientes. Ou seja, essa receita básica do alimento possui calorias e carboidratos", explica. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES