O que a remoção dos pelos nasais pode causar à saúde? É seguro?

Não é de conhecimento majoritário os perigos que a remoção dos pelos no nariz podem trazer para a saúde

Os pelos nasais desempenham um papel importante na manutenção da saúde das vias aéreas. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você tem o costume de remover os pelos no nariz? Essa é uma prática considerada comum para muitas pessoas, principalmente quando o assunto é higiene e questão estética, mas não é de conhecimento majoritário os perigos que a remoção dos pelos no nariz podem trazer para a saúde.

De acordo com especialistas, embora pareçam inofensivos, métodos populares de depilação, como pinças e ceras, podem levar a consequências graves, incluindo infecções e irritações. Os pelos nasais não são apenas um componente estético, mas também desempenham um papel importante na manutenção da saúde das vias aéreas. 

Eles agem como uma barreira natural contra vários irritantes, evitando que alcancem nossos pulmões e garganta. Por funcionarem como uma barreira, protegendo nossas vias aéreas de partículas irritantes, como poeira, pólen e alérgenos, os pelos do nariz atuam diretamente na manutenção da saúde respiratória. 

Você ter a presença desses pelos é crucial para o reflexo de espirro, que nos ajuda a eliminar insetos, por exemplo, que possam ter chegado ao nariz. Além disso, a remoção dos pelos pode levar à ruptura da camada protetora da pele, permitindo a entrada de bactérias. O risco de infecções, como a vestibulite nasal, aumenta, podendo resultar em sintomas desconfortáveis como vermelhidão, inchaço e dor.

“Nunca tire os pelos do nariz. Os pelos do nariz existem para prevenir infecções e bactérias. Além disso, é doloroso. Se você está preocupado com o crescimento de pelos além das narinas, pode aparar com uma tesoura”, afirmou Fides Baldesberger, diretor executivo da Rubis Tweezers, ao The Sun.

Como retirar o pelo do nariz sem afetar a saúde?

  • Aparar com tesoura: é preferível utilizar uma tesoura de sobrancelhas limpa para remover pelos faciais e aparar os pelos do nariz.
  • Aparador de nariz: outra opção é usar aparadores de nariz específicos, que são projetados para cortar os pelos de forma segura e precisa.
  • Higiene adequada: a manutenção de uma boa rotina de limpeza nasal evita o acúmulo de bactérias e diminui o risco de infecções. É aconselhável usar soro fisiológico para manter a mucosa nasal sempre limpa e úmida.
  • Consultar um especialista: se você está enfrentando problemas com pelos nasais, a melhor opção pode ser procurar a orientação de um otorrinolaringologista ou dermatologista.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES