O que acontece com o organismo após período sem beber álcool

Segundo a OMS, 3 milhões de pessoas morrem por ano devido ao uso nocivo do álcool, em especial homens

O consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial, o que gera o risco de desenvolvimento de doenças graves | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que não há um padrão de ingestão de álcool que seja seguro. O consumo de bebida alcoólica provoca consequências para o organismo, contribuindo para desfechos cardiovasculares e cerebrais, por isso a prática de abstinência, ainda que apenas por um mês, tem benefícios para a saúde. A desistência do consumo de álcool durante 30 dias é uma oportunidade de permitir ao corpo uma recuperação adequada da substância tóxica.

Os efeitos tóxicos do álcool duram mais tempo que a ressaca. Assim que a ingestão de bebida alcoólica é iniciada, o fígado é o primeiro órgão que começa a lutar para desintoxicar o organismo, liberando enzimas para quebrar a substância e facilitar a eliminação dela. No entanto, os efeitos negativos podem durar semanas. Ainda de acordo com a OMS, 3 milhões de pessoas morrem por ano devido ao uso nocivo do álcool, em especial homens. O

O diagnóstico da doença e o tempo de desintoxicação dependem da quantidade e do tempo de consumo, da idade, do peso, do gênero, de fatores genéticos e de saúde em geral. A recuperação do organismo de pessoas com alcoolismo, mesmo que leve, costuma demorar mais tempo. A reabilitação requer tratamento específico e, muitas vezes, exige internação. Os sintomas podem durar meses e incluem crise de abstinência com alterações na saúde mental, como alucinação e tremores.

Benefícios sem a bebida

As evidências científicas sobre a relação existente entre a abstinência ou a moderação do consumo de álcool e a reversão dos impactos negativos da substância em todo o corpo são bastante estabelecidas. No curto prazo, além do sumiço das ressacas, é comum observar uma melhora nos níveis de energia, da hidratação, do aspecto da pele, além de mudanças no peso, já que haverá menor consumo de calorias. A longo prazo, os lucros são distribuídos por todos os sistemas do organismo, entre eles:

Mais saúde para o fígado;

Menor risco de pneumonia;

Melhora da performance sexual;

Prevenção e controle de doenças cardiovasculares;

Blindagem contra alguns tipos de câncer;

Mais saúde para o feto;

Cérebro afiado;

O álcool contribui, ainda, para o envelhecimento prematuro, podendo ocasionar pele avermelhada, manchada ou inchada. Após um mês de sobriedade, a pele começa a ficar com mais saúde, o que se reflete no brilho e na beleza. A quantidade de açúcar no sangue também cai, reduzindo o risco de desenvolvimento de diabete tipo 2. As pesquisas médicas já confirmaram a relação positiva entre abstinência do álcool e melhora da disfunção erétil —especialmente quando não há lesões no fígado, o paciente é jovem e o período de tempo do consumo do álcool é menor, assim como o número de doses consumidas diariamente. Os dados foram publicados no The Journal of Sexual Medicine.

Parar de beber ajuda na prevenção e no controle da hipertensão (pressão alta), fibrilação atrial, insuficiência cardíaca, AVC (acidente vascular cerebral), além de alterações na pressão sistólica e diastólica (contração e relaxamento) do coração. Todos esses quadros estão relacionados à ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Os grandes vilões nessas situações são o etanol e o acetaldeído, a primeira reação metabólica ao álcool promovida pelo organismo. Deficiências de nutrientes e níveis aumentados de toxinas no corpo aceleram esses resultados. Ao longo do tempo, o músculo do coração enfraquece (cardiomiopatia alcoólica).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES