O que acontece se não praticar exercícios físicos e tomar creatina?

O que acontece com o corpo com a suplementação de creatina sem a prática de exercícios físicos? Descubra abaixo!

O suplemento serve para dar mais energia e potencializar os resultados do treino | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A creatina é um composto de aminoácidos responsável por trazer diversos benefícios para o corpo humano. Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho no exercício, além de efeitos positivos em doenças neurológicas e outras doenças crônicas. Esse composto é constituído pela junção dos aminoácidos arginina, glicina e metionina

Pode ser formada via endógena em um processo que ocorre no rim, fígado e pâncreas e adquirida via exógena pela ingestão de carnes e peixes e por meio da suplementação alimentar. A formação endógena para constituição da creatina é limitada, de modo que, para a elevação do estoque no organismo, a suplementação é necessária, estando entre os suplementos alimentares mais utilizados na atualidade.   

Mas o que acontece se você não praticar exercícios e tomar creatina ?

De acordo com informações divulgadas pelo site Vida Saudável, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.

Além disso, para quem faz exercícios, mas acaba faltando à academia, a ingestão é indicada devido ao efeito cumulativo. Ou seja, a substância precisa ser armazenada, e isso depende de um consumo regular.Dessa forma, você consegue melhorar a sua saúde e sua qualidade de vida. Afinal, a creatina é uma substância natural e que pode trazer amplos benefícios, desde que seu uso seja prudente e orientado por um bom profissional.

Quais são os efeitos colaterais da creatina?

Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarréia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com o organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e do fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada. A substância, no entanto, não tem calorias, então não engorda. O que pode acontecer é um aumento de peso devido ao crescimento dos músculos. Porém, o corpo fica melhor definido, porque não há aumento da gordura.

Qual a diferença entre creatina monohidratada, micronizada e alcalina?

  • A creatina monohidratada é a formulação mais estudada, sendo composta por 88% de creatina e 12% de água. É a forma com absorção mais lenta e diluição mais difícil devido ao processo de filtragem mais simples, no entanto, apresenta melhor custo e tem efeitos positivos bem descritos na literatura.  
  • Já a creatina micronizada é semelhante à monohidratada em relação à quantidade da substância, com o diferencial de ter suas partículas disponibilizadas em tamanhos menores. Isso proporciona absorção mais rápida e com menor chance de desconfortos estomacais. No entanto, o custo é mais elevado.  
  • A creatina alcalina, forma menos conhecida, apresenta maior estabilidade em solução líquida por ter pH mais elevado, o que também auxilia na potencialização da absorção da substância. É comercializada na forma de cápsulas, apresenta custo maior e carece de estudos que demonstrem superioridade à formulação monohidratada. 


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES