O que acontece se você comer alimento com mofo?

O mofo — formado por fungos microscópicos — se infiltra em produtos vegetais e animais depois de ser transportado por ar, água ou insetos

Alimento com mofo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Poucas coisas doem tanto quanto a traição de uma comida amada. Você morde um sanduíche ou um pedaço de fruta e, quando está preparada para engolir, percebe que ele está coberto de mofo. E agora? Você cospe imediatamente? Lava sua boca? Liga para sua mãe? 

De acordo com o gastroenterologista Rudolph Bedford, você provavelmente está bem. Mas é importante saber algumas coisas sobre comer mofo, sendo uma delas a rara possibilidade de você ficar doente. As informações são da “Women’s Health”.

O que acontece se eu comer alimento com mofo?

“Você não vai morrer com isso”, diz Bedford. “E você pode digerir como qualquer outro alimento” — desde que seu sistema imunológico esteja em boa forma.

O mofo — formado por fungos microscópicos — se infiltra em produtos vegetais e animais depois de ser transportado por ar, água ou insetos. Ele pode ser perigoso, mas geralmente não é. Além disso, ele até está em alguns alimentos, incluindo presuntos e queijos como o azul, gorgonzola, Brie e Camembert — que são totalmente seguros para comer, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Os pontos verdes e brancos difusas nos vegetais podem fazer você se sentir mal, mas Bedford diz que isso é mais provável porque o mofo tem um gosto ruim, não por causa de qualquer toxina em particular. Antes de se apressar em ligar para o médico, ele indica esperar e ver se seus sintomas vão além da náusea. “O estômago é um ambiente hostil. Então, normalmente, a maioria das bactérias e fungos não vai sobreviver”, explica.

É perigodo comer alimento com mofo? 

E se eu ficar doente?

“É muito incomum que você fique realmente doente pelo mofo”, pontua Bedford. E nos casos raros em que isso ocorre, provavelmente será por grandes quantidades de mofos atóxicos. Seus sintomas incluem náuseas e vômitos persistentes, e é quando você deve ligar para o médico.

Em outros casos, você pode ter uma reação alérgica a alguns fungos e desenvolver alguns problemas respiratórios, que, segundo o especialista, são temporários e tratáveis. “Eu posso forçar os pacientes à diarreia para tentar limpar o organismo”, explica ele. Outra opção é prescrever medicamentos antináusea ou induzir o vômito. Mas não se preocupe: em seus 30 anos de prática, Bedford diz que nunca viu ninguém morrer ou precisar de tratamento mais intenso devido ao mofo.

Posso apenas cortar o mofo da comida?

Depende do alimento. Embora só vejamos seus topos descoloridos, todos os mofos têm “raízes” que invadem os alimentos, de acordo com o USDA. Essas raízes permitem que as toxinas (caso existam) se espalhem por todo o interior, de modo que a melhor opção, segundo Bedford, é jogar a comida fora, independentemente de onde você veja o mofo.

Alguns queijos, salame, frutas e vegetais, por exemplo, ainda podem ser comidos, uma vez que é mais difícil para o mofo penetrá-los profundamente, de acordo com o USDA. Embora os mofos não sejam mais “seguros”, você pode “cortar pelo menos cinco centímetros ao redor e abaixo do local em que ele está”, de acordo com o órgão. Apenas certifique-se de manter a faca fora do mofo e retirá-lo completamente.

Alimentos que você pode comer se tirar o mofo:

Queijos duros;

Salame duro;

Frutas firmes;

Legumes.

Alimentos para jogar fora se tiverem mofo:

Queijos macios (exceto os que são propositalmente mofados);

Frutas moles;

Assados;

Legumes;

Nozes;

Iogurte;

Geleias;

Carne.

Como posso evitar que o mofo se forme?

Refrigerando. “O crescimento do mofo é incentivado por condições quentes e úmidas”, afirma o USDA. Eles também podem crescer na geladeira, mas mais lentamente. Quando os esporos de fungos secam, eles flutuam no ar e encontram condições de gerar alguns “amigos”.

Assim, o USDA recomenda manter seu refrigerador limpo, manter o nível de umidade da casa abaixo de 40%, examinar os alimentos antes de comprá-los, comprar alimentos em pequenas quantidades para que o mofo não tenha tempo de crescer, cobrir alimentos com plástico e comer sobras apenas dentro de três a quatro dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES