O que colesterol alto pode causar no seu corpo? Saiba o impacto dessa condição!

O colesterol alto pode limitar o fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral

O colesterol alto representa um óbito a cada 90 segundos no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colesterol é uma gordura fundamental para o funcionamento do organismo mas que na grande parte das vezes acaba sendo vista como prejudicial e um risco para a saúde cardiovascular. Quando o seu valor no sangue se encontra elevado (superior ao valor considerado normal - <190mg/dl), ele pode causar complicações e impactar seu corpo de diversas maneiras.

Como diferenciar o colesterol bom e o ruim?

Em nosso organismo, especificamente dentro da nossa corrente sanguínea, existem dois tipos de colesterol: o HDL, conhecido como ‘bom colesterol’, que tem como tarefa a retirada do excesso de colesterol ruim, chamado de LDL, do organismo. Portanto, ter um alto nível de HDL no sangue é algo benéfico, o perigo reside no LDL quando está em excesso.

Quais os riscos de colesterol em excesso?

Toda vez que os níveis de colesterol LDL - ou seja, o colesterol ruim -, ultrapassar do limite adequado, essa gordura começa a se depositar nas paredes das artérias, formando placas de gordura. Esse acúmulo é chamado de aterosclerose, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

O colesterol afeta a saúde dos olhos?

O aumento dos níveis de colesterol pode causar diversos danos para a visão e um deles diz respeito ao fato de a doença estar associada a outras complicações de saúde, como diabetes e hipertensão. Ambas as doenças afetam a visão e podem causar bloqueio dos vasos sanguíneos da retina, lesões da retina ocular e em casos mais graves, a perda severa da visão.  

Além dessas condições, a doença pode ocasionar a sínquises cintilantes, em que o paciente enxerga diversos pontos passando à frente da visão. O colesterol alto pode manifestar-se na área das pálpebras por substâncias amareladas em nódulos, chamadas de Xantelasmas. Ela se manifesta na superfície da pele ou ao redor dos olhos com depósitos de gordura e podem precisar de remoção por meio de cirurgia.

É possível identificar o colesterol alto?

Considerado uma condição silenciosa, o colesterol alto não apresenta sintomas óbvios. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar o problema como: dor ou desconforto no peito, falta de ar, fadiga após esforço físico, dores nas pernas ao caminhar, inchaço nos pés e queda de pelos na perna.

Como controlar o colesterol alto?

Para controlar o colesterol ruim é fundamental adotar uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados. Além disso, é recomendado o aumento do consumo de fibras solúveis, que absorvem o excesso de colesterol no intestino e o eliminam do corpo. A prática de exercícios físicos também é um aliado importante no controle do LDL.

Duas receitas de sucos também podem contribuir com a diminuição do colesterol: Laranja com berinjela e Suco de melancia. Ambas são ricas em antioxidantes e fibras, que auxiliam na eliminação do LDL e protegem nossas artérias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES