O que comer durante o dia para não desenvolver Alzheimer? Estudo responde!

O risco de ter a condição pode ser potencializada ou reduzida a partir de nossas escolhas alimentares

Estudo indicou alguns alimentos específicos que podemos incluir em nossa rotina alimentar | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo divulgado nesta última quarta-feira (6) na revista científica Journal Of Alzheimer’s Disease indicou alguns alimentos específicos que podemos incluir em nossa rotina alimentar, como o café da manhã, almoço e jantar, para diminuir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Não é de hoje que a ciência demonstra que o risco de ter a condição pode ser potencializada ou reduzida a partir de nossas escolhas alimentares. De acordo com a análise, seguir uma dieta mediterrânea ou alimentação tradicional chinesa, japonesa ou indiana (todas baseadas no consumo de vegetais e de proteínas animais magras) pode reduzir o risco ou retardar as manifestações da doença.

Segundo os responsáveis pelo o estudo, as folhas verde-escuras como a couve, frutas e vegetais coloridos, legumes da família do feijão, nozes, castanhas e grãos integrais são as melhores bases alimentares para evitar a doença de Alzheimer. Por outro lado, certos alimentos foram associados a um aumento do risco do desenvolvimento da condição.

A carne vermelha e os ultraprocessados foram os mais associados à doença por influenciarem na formação de inflamações digestivas, resistência à insulina e acúmulos de gordura saturada. A pesquisa foi uma revisão de literatura sobre os alimentos que mais trouxeram melhorias para o organismo.

A lista não tem indicações diretas de um cardápio, mas é possível dividir as opções recomendadas ao longo do dia para se ter uma alimentação focada na saúde cognitiva. Dietas ricas em vegetais e em proteínas magras foram apontadas como as melhores para o cérebro.

Qual o cardápio ideal?

  • Café da manhã

Começar o dia com uma xícara de café é uma boa ideia se você quer se proteger contra a demência, segundo o estudo. O ácido cafeico é um dos três ingredientes ativos da bebida e demonstrou ajudar a reduzir a quantidade de proteínas tau no organismo. O acúmulo destas proteínas no cérebro foi associado, em diversas ocasiões, ao surgimento de sintomas do Alzheimer.

Para diversificar o cardápio, é possível incluir uma seleção de nozes e castanhas mesclada com frutas vermelhas, especialmente amoras e uvas. Elas aumentam os níveis de antioxidantes e ácido fenólico, que também ajudam a reduzir o tau.

  • Almoço

Na hora do almoço, os temperos podem brilhar, já que alho, curry e cúrcuma foram associados à alicina, um composto que reduz as inflamações do intestino e do cérebro, muito associadas às doenças neurodegenerativas. Também se pode cozinhar um preparado com pimentão, espinafre e tomate para aumentar os níveis de capsaicina (que também regula a produção de tau), folato, (que reduz a inflamação), e carotenóides (que podem reduzir o estresse oxidativo).

A dupla conhecida do prato brasileiro, o arroz e feijão, também combina para combater o Alzheimer. O arroz integral possui ácidos fenólicos que podem aumentar os níveis de antioxidantes que protegem os neurônios. Já o feijão possui polifenóis que levam a uma maior integração dos receptores neurais, barrando o declínio cognitivo.

  • Jantar

Para o jantar, é possível investir em peixes de carne magra como o atum e o salmão, excelentes fontes de ômega-3 e vitamina D, substâncias que combatem a demência. As saladas de folhas verdes escuras também são de grande ajuda, ainda mais se regadas com um pouco de azeite (rico em gorduras boas que equilibram o intestino). Para fechar, uma sobremesa com bons toques de canela pode ser uma boa pedida. Especiarias como o cravo, gengibre, pimenta e canela também ajudam a cortar as inflamações e inibem a formação de placas no cérebro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES