O que é a pneumonite, doença que levou Abílio Diniz à morte? Entenda

O empresário brasileiro Abilio Diniz, que estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, faleceu no último domingo (18), aos 87 anos

Abílio Diniz morreu aos 87 anos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O empresário brasileiro Abilio Diniz, que estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, faleceu no último domingo (18), aos 87 anos. Ele foi vítima de pneumonite. O empresário foi dono do Grupo Pão de Açúcar, acionista do Carrefour e presidente do Conselho de Administração da BRF.

A pneumonite é um problema que atinge a região dos alvéolos dos pulmões e consiste em uma inflamação pulmonar severa. Os alvéolos são responsáveis por transformar gás carbônico em oxigênio. Quando essa condição se agrava, ela tende a causar danos graves e irreversíveis nos pulmões.

Essa doença não é causada por vírus ou bactérias, portanto não é infecciosa. As formas mais comuns dessa condição são ocasionadas devido contato com fungos e outros agentes ambientais, como exposição a substâncias químicas, como vapores químicos, poeiras ou fumaças. Pode ser causada ainda por doenças autoimunes, como o lúpus.

A pneumologista e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Margareth Dalcolmo, explicou a causa da doença, em entrevista ao G1. "A pneumonite não tem bactérias ou vírus, mas é causada pelo que chamamos de hipersensibilidade. Isso ocorre quando o pulmão é exposto a uma substância que é inalada".

Quais são os sintomas?

Os sintomas da doença costumam variar de acordo com o grau de gravidade que ela atinge. “Como sintomas leves ressalto a tosse seca (um dos primeiros sintomas, que pode persistir por um longo período), fadiga e dificuldade leve para respirar. Em sintomas moderados ou intermediários, podemos destacar a piora progressiva da dificuldade para respirar, dor no peito ou desconforto, surgimento de febre e calafrios. Já em sintomas graves é possível observar: Cianose (coloração azulada da pele e das mucosas devido à falta de oxigênio), confusão mental ou desorientação decorrente da hipóxia e insuficiência respiratória”, classifica o pneumologista do Hospital Santa Lúcia Sul, William Schwartz, em entrevista ao Correio Brasiliense.

E a pneumonia?

A pneumonite e pneumonia, apesar de se referirem à inflamação nos pulmões, são doenças diferente. “Pneumonia é uma infecção dos pulmões causada principalmente por bactérias, vírus ou até mesmo por fungos, caracterizada pela presença de inflamação e acúmulo de fluido nos alvéolos pulmonares. Já a pneumonite é tipicamente uma inflamação sem infecção, causada por exposição a substâncias irritantes ou alérgicas. Embora os sintomas possam ser similares, o tratamento e a etiologia diferem significativamente, focando principalmente na causa”, pontua Schwartz .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES