O que é a “Sepse”, que interrompeu o tratamento de Preta Gil?

A doença é conhecida como a principal causa de morte nas UTIs no Brasil

Doença grave, a sepse mata 11 milhões de pessoas por ano, segundo um levantamento da OMS | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Preta Gil surpreendeu os fãs neste último domingo (16) ao reaparecer em suas redes sociais após um período afastada. A cantora revelou que sofreu com uma “sepcticemia”. A doença, conhecida como a principal causa de morte nas UTIs, atingiu a artista no último mês durante seu tratamento contra o adenocarcinoma, tipo de câncer no intestino. "Eu realmente fiquei muito mal", destacou.

A empresária conta que começou a se sentir mal no dia 22 de março e foi ao hospital, sob recomendação dos médicos, com um quadro inicial de desidratação. O choque séptico ocorreu no dia seguinte e, de acordo com a artista, a avaliação dos médicos é que a bactéria tenha se instalado no cateter que ela usava. "A gente fez um exame depois no cateter e viu que ele tinha essa bactéria, então foram momentos bem difíceis, eu passei por momentos delicados", detalha.

Atualmente se recuperando, Preta Gil seguirá em tratamento contra a infecção porque ficou com sequelas no pulmão. Após esse período, ela vai poder retomar as terapias contra o câncer. "Ainda (estou) fazendo uma reabilitação. Eu tive algumas sequelas por conta dessa assepsia, uma delas é no pulmão. Mas o pulmão está sendo tratado, estou tomando antibiótico, estou sendo assistida", ela diz. "Eu estou aqui para dizer para vocês que eu estou bem, que eu vou me recuperar. Tenho agora umas três semanas de reabilitação para poder voltar ao meu tratamento oncológico", afirma.

O que é septicemia?

Hoje, mais conhecida como sepse, a doença que atingiu a artista pode ser definida como um conjunto de manifestações graves que ocorrem em todo o corpo a partir de uma infecção. Isso significa que a infecção pode até estar localizada em um órgão, mas a inflamação provocada por ela alcança todo o organismo, o que pode comprometer o funcionamento de vários órgãos. Em casos mais graves, pode chegar a disfunção ou mesmo a falência de múltiplos órgãos, como explica o Ministério da Saúde.

Preta Gil, como paciente oncológica, tem até mais chances de sofrer com o problema. Segundo o órgão do governo, alguns dos grupos com mais risco de passar pela infecção são bebês prematuros; idosos com mais de 65 anos; pessoas com Aids, que fizeram quimioterapia ou usaram medicamentos que afetam as defesas do organismo.

Quais os sintomas da sepse?

A doença não possui sintomas específicos, mas deve servir de alerta para quem passa por uma infecção e apresenta quadro de febre; taquicardia; taquipnéia, nome técnico para a respiração acelerada; tontura; pressão baixa; falta de ar; sonolência excessiva; e confusão.

Qual o tratamento para sepse?

Doença grave, a sepse mata 11 milhões de pessoas por ano, segundo um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS). Só no Brasil, de acordo com a Fiocruz, são cerca de 240 mil vítimas fatais anualmente. Tamanha gravidade explica por que as primeiras horas do tratamento são tão importantes. O Ministério da Saúde aponta que os pacientes devem ser tratados com antibiótico - como tem feito Preta Gil - rapidamente, enquanto culturas de sangue devem ser colhidas para identificar o agente causador da doença.

Câncer de Preta Gil

Como explicado pela própria artista em março, ela tem feito ciclos de quimioterapia e, quando estiver plenamente recuperada da sepse, vai retomar as sessões. Na sequência, a filha de Gilberto Gil fará mais cinco sessões de radioterapia e, em seguida, uma cirurgia para a remoção do tumor. O câncer de intestino consiste em um dos tipos de câncer mais recorrentes no Brasil, sendo ele o segundo tipo de câncer que mais atinge os brasileiros. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de intestino se trata do surgimento de um tumor maligno que aparece no intestino grosso. Existem sinais evidentes de que o câncer de intestino pode estar aparecendo no organismo humano.

Veja os principais sintomas do câncer de intestino abaixo:

Sangue nas fezes;

Mudança do hábito intestinal;

Dor ou desconforto abdominal;

Alteração na forma das fezes (no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas);

Fraqueza e anemia;

Perda de peso sem causa aparente;

Massa (tumoração) abdominal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES